29/03/2024 09:35:58

Guerra
16/06/2022 02:00:00

ONU prepara relatório sobre crimes de guerra da Rússia


ONU prepara relatório sobre crimes de guerra da Rússia

O Comité das Nações Unidas que está a investigar os alegados crimes de guerra cometidos pela Rússia na Ucrânia não quer, para já, falar com certezas quanto aos detalhes ou sobre uma futura acusação formal da Rússia. Para já e até os trabalhos estarem concluídos, prudência é a palavra-chave: "Nesta fase, não estamos em posição de tirar conclusões factuais ou de nos pronunciarmos sobre a determinação legal dos eventos", diz Erik Mose, presidente da comissão.

Nesta fase, não estamos em posição de tirar conclusões factuais.

Erik Mose 
Presidente da comissão de inquérito

A informação recolida em locais como Bucha, onde foram descobertas várias valas comuns, levou a Rússia a ser acusada de crimes de guerra e crimes contra a humanidade: "Em relação a Bucha, há provas que podem levar à conclusão que houve violações do direito internacional humanitário e dos direitos humanos. Não há aqui qualquer tipo de hesitação. Apenas temos de ir passo a passo e recolher o máximo de informação que pudermos, ao longo de um certo período", frisa Erik Mose.

O objetivo da comissão é transmitir um primeiro bloco de informações ao Conselho de Direitos Humanos da ONU em setembro. O relatório final deve estar preparado até março do próximo ano. Para isso, vai continuar a recolher provas. Até agora, as autoridades ucranianas dizem ter identificado 15 mil alegados crimes de guerra e descoberto corpos de 12 mil civis em valas comuns.

euro news



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News