19/04/2024 08:18:18

Acidente
13/06/2022 04:00:00

Presidente da Comissão Europeia discute adesão da Ucrânia à UE com Zelensky em Kiev


Presidente da Comissão Europeia discute adesão da Ucrânia à UE com Zelensky em Kiev

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, chegou neste sábado (11) à Kiev para uma visita dedicada ao pedido de entrada da Ucrânia na União Europeia (UE). Ela se reúne com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e o primeiro-ministro Denys Chmygal.

"Vamos discutir sobre o trabalho em comum necessário para a reconstrução e os progressos obtidos pela Ucrânia em direção à Europa", afirmou Von der Leyen a jornalistas em Kiev. A presidente da Comissão Europeia já havia viajado a Kiev no último 8 de abril.

A Ucrânia reclama um "engajamento jurídico" concreto até o final deste mês da parte dos europeus para obter um status de candidato oficial à entrada na UE, sobre a qual não há consenso entre os 27 países-membros. Líderes do bloco devem se pronunciar na próxima semana sobre a questão, antes de uma cúpula em 23 e 24 de junho que prevê abordar o assunto.

Intensos combates no leste

Von der Leyen chega à Ucrânia em um momento de intensificação dos combates no leste. Na manhã deste sábado, o escritório de Zelensky anunciou que bombardeios foram realizados durante à noite pelos "ocupantes" em várias cidades do Donbass, principalmente nos arredores de Kharkiv, Lugansk e Donetsk.

"A Rússia quer devastar cada cidade do Donbass, cada uma delas, sem exagero", afirmou o presidente ucraniano na noite de sexta-feira. "Os militares ucranianos fazem de tudo para colocar um fim aos ataques dos ocupantes, com todas as armas pesadas e a artilharia moderna que a Ucrânia possui", reiterou, reforçando o apelo por material militar aos países ocidentais.

(RFI com agências)



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 29
Notícias Agora
Google News