24/04/2024 23:10:46

Geral
07/06/2022 16:00:00

O que se sabe até agora sobre o sumiço de jornalista e de indigenista

O Metrópoles preparou um resumo com o que se sabe até o momento sobre o desaparecimento da dupla, que faz expedições junta desde 2018


O que se sabe até agora sobre o sumiço de jornalista e de indigenista

desaparecimento do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips no Vale do Javari, no Amazonas, mobilizou o Ministério Público Federal (MPF), a Polícia Federal, a Fundação Nacional do Índio (Funai), o Exército, a Marinha e as polícias Civil e Militar amazonenses.

Segundo informações iniciais, eles desapareceram quando faziam o trajeto entre a comunidade Ribeirinha São Rafael e a cidade de Atalaia do Norte.

Metrópoles preparou um resumo com o que se sabe até o momento sobre o desaparecimento da dupla que faz expedições junta na região desde 2018.

Veja, a seguir, as principais informações sobre o desaparecimento:

  • O jornalista inglês e o indigenista viajaram em 3 de junho até um posto de vigilância indígena próximo a uma localidade chamada Lago do Jaburu.
  • Os dois se deslocaram com o objetivo de visitar a equipe de vigilância indígena que fica próxima ao Lago do Jaburu. O jornalista pretendia fazer algumas entrevistas com integrantes da comunidade que reside no local.
  • Eles viajavam com uma embarcação nova, de 40 cavalos, e 70 litros de gasolina, o suficiente para a viagem.
  • Dom Phillips é um jornalista colaborador do veículo britânico The Gardian e está trabalhando em um livro sobre meio ambiente com apoio da Fundação Alicia Patterson.
  • O indigenista e o jornalista inglês estão desaparecidos na região do Vale do Javari, no Amazonas. A informação foi confirmada pela União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja) na manhã desta segunda-feira (6/6).
  • Segundo informações iniciais, eles desapareceram quando faziam o trajeto entre a comunidade Ribeirinha São Rafael e a cidade de Atalaia do Norte.
  • O Ministério Público Federal (MPF), a Polícia Federal e a Fundação Nacional do Índio (Funai) investigam o caso.
  • Bruno é considerado um dos indigenistas mais experientes da Fundação Nacional do Índio (Funai).No órgão desde 2010, ele foi coordenador regional da Funai de Atalaia do Norte por cinco anos.
  • O indigenista vinha sofrendo ameaças por combater a exploração ilegal e a invasão de terras indígenas.
  • O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), determinou que as polícias Civil e Militar criem uma força-tarefa para procurar a dupla.
  • A Marinha vai coordenar as buscas e enviou equipe para região onde jornalista e indigenista sumiram.
Arte/Metrópolesarte colorida de mapa Vale do Javari
                                                                                 Mapa da região do Vale do Javari, no Amazonas
metrópoles


Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News