29/03/2024 07:59:56

Saúde
03/06/2022 14:00:00

A falta desta vitamina dispara em 68% o risco de demência

Dados do relatório mostram que a carência de vitamina B9 aumenta em 68% o risco de demência.


A falta desta vitamina dispara em 68% o risco de demência

Uestudo divulgado na revista científica British Medical Journal diz que a falta de folato (Vitamina B9) no sangue, que participa na produção de novas células e na reparação do DNA, pode estar na origem de vários casos de demência. Dados do relatório mostram que a carência desta vitamina aumenta em 68% o risco de demência.

A investigação concluiu que "as concentrações de vitamina B9 podem funcionar como um biomarcador utilizado para identificar as pessoas em risco de demência e mortalidade". No entanto, os cientistas entendem que são necessários mais  estudos para "avaliar o papel da deficiência de folato na demência".

A carência de vitamina B9, encontrado em alimentos como brócolis, aspargos e arroz integral, desenvolve uma condição conhecida como anemia por deficiência de folato. A falta de paladar, diarreia, fraqueza e formigueiro nos pés e mãos e depressão são alguns dos sintomas mais comuns. Além disso, o folato está também relacionado com anemia por vitamina B12.

Em caso de sintomas, deve consultar um médico para corrigir as insuficiências vitamínicas, uma vez que estas podem desencadear complicações graves como infertilidade, doença cardiovascular, câncer, problemas no parto e, por exemplo, falhas do tubo neural, isto é, anomalias que ocorrem no desenvolvimento da medula espinhal e do cérebro de alguns bebês.

Recorde-se que demência é um termo genérico utilizado para designar um conjunto de doenças que se caracterizam por alterações cognitivas que podem estar associadas a perda de memória, alterações da linguagem e desorientação no tempo ou no espaço. Para a maioria não existe tratamento e também não há uma forma definitiva de prevenir a demência. 

A Organização Mundial de Saúde estima que existam 47.5 milhões de pessoas com demência em todo o mundo, número que pode chegar os 75.6 milhões em 2030 e quase triplicar em 2050, para 135.5 milhões. A doença de Alzheimer representa cerca de 60 a 70% de todos os casos de demência.

notícias ao minutio



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News