19/04/2024 10:12:04

Educação
27/05/2022 09:00:00

Seduc publica portaria que institui Núcleo de Acompanhamento Psico Socioassistencial na rede estadual de ensino

Grupo trabalhará em ações de apoio emocional à comunidade escolar; edital para contratação de profissionais está em construção e será lançado em breve


Seduc publica portaria que institui Núcleo de Acompanhamento Psico Socioassistencial na rede estadual de ensino

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) publicou, no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (24), a portaria que institui o Núcleo Estratégico de Acompanhamento Psico Socioassistencial (NeAPSA), que será composto por psicólogos e assistentes sociais que atuarão no combate aos impactos socioemocionais da pandemia em estudantes e servidores, bem como na promoção da qualidade de vida no ambiente escolar.

O edital para contratação temporária destes profissionais está em construção e deve ser publicado em breve.

De acordo com a portaria, estas equipes multidisciplinares atuarão efetivamente com as unidades de ensino da rede estadual, na “execução, apoio e acompanhamento de atendimento à comunidade escolar, por meio de plano estratégico por escola, plantões por escola, diagnósticos e ações correlatas ao desenvolvimento de estratégias que possibilitem minimizar os impactos psico sociassistenciais e suas consequências nos processos de ensino e aprendizagem”.

A criação do Núcleo foi anunciada pela Seduc no último dia 28, data em que se celebra o Dia Internacional da Educação. A medida também visa atender à meta 4 do Plano Estadual de Educação (PEE), que estabelece a “criação de centros multidisciplinares de apoio, pesquisa e assessoria, articulados com instituições acadêmicas e integrados por profissionais das áreas de saúde, assistência social, pedagogia e psicologia, para apoiar o trabalho dos (as) professores (as) da educação básica com os estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, nas zonas urbanas e no campo”.

“Após dois anos de pandemia, nossos alunos e professores ainda sentem os impactos do que foi o distanciamento social, uma medida que salvou vidas, mas que também trouxe sequelas para o socioemocional de muitas pessoas. E esta é a realidade não só de Alagoas, mas de todo o Brasil, uma demanda que é reconhecida, inclusive, pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação, o Consed. Por isso, esta equipe terá um papel importante neste processo em que estamos buscando retomar a normalidade, tendo um olhar especial para aqueles que ainda se encontram fragilizados. Dessa forma, Alagoas sai mais uma vez na frente, atuando no combate aos impactos sociais e emocionais que a pandemia causou em alunos e servidores, como também ajudando a gerar empregos para duas categorias tão importantes e cujos serviços serão extremamente valioso para nossas escolas”, avalia a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos.

éassim



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 30
Notícias Agora
Google News