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Saúde
22/05/2022 15:00:00

Encontro de ouvidores debate estratégias de atuação da área nos serviços contratualizados pelo SUS


Encontro de ouvidores debate estratégias de atuação da área nos serviços contratualizados pelo SUS

Procurando atuar com um contínuo processo de aperfeiçoamento de ações e ferramentas que assegurem eficiência e qualidade aos serviços contratualizados pelo SUS, a Ouvidoria do SUS de Maceió promoveu mais uma reunião técnica de ouvidores das redes ambulatorial e hospitalar do Município, que abrange um total de 15 estabelecimentos.

O encontro, que é uma atividade regular prevista na programação anual da Ouvidoria da Secretaria de Saúde de Maceió, foi coordenado pela ouvidora Josiene Moreira e abriu espaço para que os representantes das ouvidorias pudessem compartilhar suas experiências em relação às demandas que desafiam o funcionamento desses serviços e os mecanismos adotados para garantir uma assistência qualitativa à população.

“A relação da Ouvidoria do SUS em Maceió é de muito respeito e responsabilidade em relação às todas as ouvidorias que integram os estabelecimentos de saúde no Município. Por isso, estimulamos o compartilhamento das iniciativas que dão certo e o debate ampliado de questionamentos inerentes ao serviço, para que possamos promover o bem-estar e satisfação do usuário”, ressalta a ouvidora Josiene Moreira.

Na primeira apresentação, a ouvidora Ana Gleyce Correia dos Santos,  responsável pela prestação do serviço nas unidades da Sociedade Pestalozzi, falou sobre a importância do bom atendimento para efetivar uma assistência de qualidade ao usuário. Em sua abordagem, ela destacou pontos negativos e positivos que precisam ser observados e solucionados por quem está à frente do desafio da prestação de serviços em saúde.

“Em nosso trabalho, é fundamental que tenhamos conhecimento sobre todo o serviço ofertado e atuar, fundamentalmente, com respeito ao outro e ética, promovendo o acolhimento adequado disponibilizado pela instituição”, frisa Ana Gleyce.

Escolhido como um dos assuntos importantes a serem abordados na oportunidade, o tema “Implantação do Modelo de Ouvidoria e Capacitações”, apresentado pela ouvidora Elizabeth Bandeira, do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), também levantou inúmeros questionamentos dos participantes, que buscavam, especialmente, conhecimento acerca de cursos de formação voltados à atividade.

Ouvidora do Hospital Universitário, Elizabeth Bandeira. Foto: Ascom SMS
Ouvidora do Hospital Universitário, Elizabeth Bandeira. Foto: Ascom SMS

“A implantação de uma ouvidoria exige o planejamento de etapas que passam por um diagnóstico do serviço, a descrição de ações para gerar resultados positivos à instituição, a definição de normas e procedimentos, além da sensibilização e capacitação de equipes. Ou seja, é um processo dinâmico e de contínuo aperfeiçoamento. Não devemos ter medo de exercer essa liderança e demonstrarmos o quanto nosso trabalho é positivo”, pontua a ouvidora do HU.

Como tornar a ouvidoria uma área estratégica e geradora de projetos foi a abordagem escolhida pela ouvidora da Santa Casa de Misericórdia de Maceió, Thamyres Nunes, para compartilhar sua experiência com a ferramenta dentro daquela instituição hospitalar.

Ao apresentar exemplos de ações internas bem-sucedidas que geraram satisfação com o atendimento para os usuários, a ouvidora apontou alguns fatores essenciais para tornar o trabalho eficiente em qualquer ambiente de trabalho.

Ouvidora da Santa Casa de Maceió, Thamyres Nunes, destacou ouvidoria como ferramenta estratégica. Foto: Ascom SMS
Ouvidora da Santa Casa de Maceió, Thamyres Nunes, destacou ouvidoria como ferramenta estratégica. Foto: Ascom SMS

“Para fortalecer a ouvidoria como um canal direto de comunicação entre o usuário do serviço e a instituição, é preciso, entre tantas coisas, se relacionar proativamente com esses públicos, detectar o que pode gerar insatisfação e apontar soluções para melhorar os processos. Fundamentalmente, tudo isso passa pelo envolvimento de lideranças no processo, portanto, o ideal é que a ouvidoria seja vinculada às pessoas que detenham o poder de decisão”, ressalta Thamyres.

Estiveram presentes à reunião as ouvidorias dos hospitais Universitário (HU), Sanatório, Veredas, Santa Casa de Misericórdia e Nossa Senhora da Guia.

Já da rede ambulatorial, participaram os representantes da Adefal, Pestalozzi, AAPPE, APAE Sede Maceió, APAE Audiovisual e Centro de Atendimento Especializado Crescer. Além destas, estiveram presentes também as ouvidorias do PAM Salgadinho, do 2º Centro de Saúde (Praça da Maravilha) e das UPAS Trapiche e Benedito Bentes.

Ascom SMS 

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