25/04/2024 18:25:23

Educação
19/05/2022 11:00:00

Projeto apresenta debate sobre Jornalismo e ajuda no combate às doenças


Projeto apresenta debate sobre Jornalismo e ajuda no combate às doenças

Mais uma vez, casos de dengue, zika e chikungunya vêm aumentando exponencialmente no Brasil. E, diante desse cenário, como os meios de comunicação podem ajudar no processo de combate a essas arboviroses? Esse é o ponto de partida da pesquisa nacional desenvolvida pela Universidade de Brasília (UNB) e que contou com o trabalho de uma equipe da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O projeto Arbocontrol teve a colaboração das estudantes Jaciane Lira e Juliana Leandro e a coordenação estadual da professora Raquel do Monte, todas ligadas ao curso de Jornalismo, e apresenta seus resultados nesta quinta-feira (19), às 17h, em uma mesa-redonda on-line.

A atividade é aberta ao público e voltada também para os alunos do campo da Comunicação e da área de Saúde. Para participar, no horário marcado, basta entrar no link. Ao final do encontro, os participantes receberão certificados de participação.

A ideia do encontro é promover um compartilhamento de informações construídas a partir de duas oficinas realizadas em Maceió em duas comunidades periféricas da cidade. “Ações de formação foram desenvolvidas no Benedito Bentes e no Vergel do Lago com jovens moradores da região e agentes comunitários de saúde. Na ocasião, uma roda de diálogo promovia a sensibilização e a construção de um olhar crítico sobre as campanhas de midiáticas governamentais acerca das arboviroses”, explicou a professora Raquel do Monte.

Com o tema Leitura crítica da mídia no combate às arboviroses, a partilha dos resultados da pesquisa auxiliará na promoção de um debate sobre as fragilidades das campanhas institucionais e as possibilidades de construção de novos discursos midiáticos sobre o enfrentamento da dengue, zika e chikungunya.

Ascom Ufal



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News