20/04/2024 04:03:50

Mundo
19/05/2022 16:00:00

Tribunal Penal Internacional envia a maior missão em peritos para a Ucrânia


Tribunal Penal Internacional envia a maior missão em peritos para a Ucrânia

O Tribunal Penal Internacional (TPI) enviou para a Ucrânia uma equipa de 42 especialistas, a maior missão de sempre em termos de efetivos, para investigar alegações de crimes de guerra cometidos durante a invasão russa.

"Confirmo que hoje o meu escritório enviou uma equipa de 42 investigadores, cientistas forenses e outros funcionários de apoio para a Ucrânia", disse Karim Khan num comunicado, acrescentando que é "a mais importante missão em termos de efetivos já enviada para o terreno de uma só vez".

O procurador do TPI, criado em 2002 para julgar os piores crimes cometidos no mundo, abriu uma investigação em 03 de março sobre alegações de crimes de guerra e crimes contra a humanidade na Ucrânia, após receber luz verde de quase 40 Estados.

Khan deslocou-se à Ucrânia em abril, incluindo o subúrbio de Bucha, em Kiev, onde pelo menos 20 corpos foram descobertos em 02 de abril.

"Graças ao envio de uma equipa de investigadores, poderemos seguir pistas e recolher testemunhos relacionados a ataques militares que podem constituir crimes abrangidos pelo Estatuto de Roma", que é o tratado fundador do TPI, referiu o procurador.

Khan também agradeceu ao Governo dos Países Baixos pela sua cooperação, com o envio de um "número significativo de especialistas nacionais” em apoio à missão do TPI, que está sediado em Haia, Países Baixos.

"As nossas atividades investigativas e forenses no terreno vão tornar-se mais eficientes através dessa colaboração", acrescentou.

A guerra na Ucrânia, que hoje entrou no 83.º dia, causou já a fuga de mais de 14 milhões de pessoas das suas casas – cerca de oito milhões de deslocados internos e mais de 6,1 milhões para os países vizinhos -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Também as Nações Unidas disseram que cerca de 15 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia.

msn



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 33
Notícias Agora
Google News