16/04/2024 07:50:46

Saúde
16/05/2022 15:00:00

HU entrega hoje novo acelerador linear para tratamento de câncer

Ministro da Saúde vai participar de entrega oficial do equipamento que vai dobrar a capacidade de atendimento no hospital


HU entrega hoje novo acelerador linear para tratamento de câncer

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU) da Universidade Federal de Alagoas, ligado à rede Ebserh, vai inaugurar na próxima segunda-feira (16), às 11h, a obra de reforma do bunker, estrutura especial onde foi instalado o novo acelerador linear do Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) e entregar oficialmente o equipamento.

O evento que marca um importante momento para a história do Hospital contará com a presença do reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, da vice-reitora Eliane Cavalcanti, do Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e do vice-presidente da Ebserh, Antônio César Rocha.

Segundo o professor Célio Rodrigues, superintendente do HU, o hospital investiu mais de R$ 1,8 milhão na reforma do bunker, com recursos próprios, sendo mais uma entrega do setor de infraestrutura do hospital, que há dois anos tem focado na melhoria da ambiência e recuperação de diversos setores.

“Esperamos avançar cada dia mais para cumprir nossa missão primordial que é a formação de recursos humanos de qualidade enquanto hospital de ensino que faz parte da estrutura do Ministério da Educação. Buscamos, portanto, atender aos anseios de nossos trabalhadores e prestar melhores serviços à população”, reforçou o superintendente Célio Rodrigues.

História de persistência

A entrega do novo acelerador linear é um benefício para a população, conquistado com muito empenho da gestão do HU e apoio de parlamentares, como a deputada Tereza Nelma. De acordo com o superintendente, a gestão anterior da Ufal não fez os projetos obrigatórios de reforma do bunker e como o edital do Ministério da Saúde (MS) estabelecia prazo, o HU perdeu o acelerador e foi excluído do Plano de Expansão em Radioterapia no SUS (PER-SUS).

“A deputada foi nossa voz junto ao Ministério da Saúde e com sua ajuda conseguimos trazer a equipe gestora do MS ao Hospital. Esse esforço evitou o descredenciamento do Cacon e que a radioterapia fosse fechada, já que o antigo acelerador estava em obsolescência e não poderia mais ser utilizado”, lembrou Rodrigues.

Foi feito um Termo de Ajuste de Conduta e a equipe do Hospital Universitário dedicou o trabalho desde a área da gestão à área da engenharia para conseguir montar a infraestrutura e estabelecer as condições necessárias para preparar o bunker e receber o acelerador.

O equipamento do HU foi adquirido com recursos do Ministério da Saúde por meio do PER-SUS.

Cacon mais ágil e pacientes com melhores condições

O Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) do HU atende pacientes com câncer, encaminhados de várias regiões de Alagoas. O novo acelerador linear possui uma tecnologia mais avançada, permitindo diversas melhorias, das quais destaca-se o dobro da capacidade de atendimento. O número de procedimentos passará de 30 para cerca de 60 por dia.

O acelerador conta com sistemas computadorizados que permitem um cálculo de dose mais preciso, melhorando a qualidade do tratamento de radioterapia. Utilizando raios x de alta energia aplicados sobre o tumor, o equipamento é capaz de destruir células cancerígenas e, com sua tecnologia, preservar o máximo de tecidos saudáveis ao redor.

“A tecnologia do novo equipamento irá proporcionar uma melhor qualidade no atendimento e uma ampliação no número de vagas para usuários que precisam realizar sessões de radioterapia, um dos procedimentos utilizados para quem tem câncer, reduzindo-se o tempo que antes era gasto na confecção dos moldes de proteção para partes do corpo do paciente que não podem ser invadidas pela radiação”, destacou Célio Rodrigues.

ascom ufall



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 21
Notícias Agora
Google News