20/04/2024 05:30:27

Especial
15/05/2022 19:00:00

Eclipse total da Lua pode ser visto de Alagoas no domingo; saiba como acompanhar


Eclipse total da Lua pode ser visto de Alagoas no domingo; saiba como acompanhar

Os amantes da astronomia já podem anotar na agenda: vai haver mais um eclipse total da Lua entre a noite de domingo (15) e a madrugada de segunda-feira (16), e ele poderá ser visto a olho nu de Alagoas. A Lua , encoberta pela sombra da Terra, parecerá 7% maior e ganhará uma coloração avermelhada, conhecida como “Lua de sangue”, fenômeno conhecido como “Dispersão de Rayleigh”.

O eclipse poderá ser visto a partir de 22h32, momento em que a Terra começa a passar na frente da Lua, cobrindo o Sol. Quando o alinhamento alcançar a sua totalidade e a sombra encobrir completamente a Lua, ela ficará avermelhada e escura, porque não terá a incidência direta da luz solar. O fenômeno termina às 3h50 do dia seguinte.

A última vez que foi possível observar o eclipse total no Brasil foi no dia 28 de setembro de 2015 e, após esse fim de semana, ele só voltará a ser visto daqui no dia 14 de março de 2025, quase 3 anos depois.

Como acompanhar o eclipse total da Lua

Com um binóculo ou um pequeno telescópio já é possível ver facilmente a Lua sendo encoberta pela umbra (que é a parcela da sombra que não recebe luz alguma) formada pela Terra.

Mas quem não tem nenhum equipamento também poderá assistir ao eclipse, segundo o professor e astrônomo Adriano Aubert S. Barros, do Observatório Astronômico. “O fenônemo também pode ser visto a olho nu”.

Agora, para ver o evento em sua totalidade e a olho nu, é preciso pedir uma ajudinha aos astros para que as condições climáticas não atrapalhem o tão aguardado espetáculo.

“Esse será um possível problema para a visualização aqui no leste do Nordeste. Estamos no período chuvoso e a nebulosidade aumenta nos meses de maio a agosto. Contudo, devido à longa duração do eclipse, que na fase total durará mais de uma hora, aumentam as chances de sua observação”, disse o professor Adriano Aubert S. Barros.

Se o tempo não ajudar, é apelar para a internet. O Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas, que é uma entidade parceira da Usina Ciência da Ufal, vai acompanhar e transmitir o eclipse através do seu canal do YouTube (clique aqui e acompanhe).

Além do eclipse, o calendário astronômico do mês ainda tem duas chuvas de meteoros relevantes. A Eta Aquariids: ativa de 15 de abril a 27 de maio (pico, de 4 a 5 de maio); e a Tau Herculids: potencialmente ativa entre o fim de maio e o início de junho (pico, possivelmente de 29 a 31 de maio).

O que é um eclipse lunar total?

O fenômeno do eclipse lunar total ocorre apenas na fase da lua cheia, quando o satélite natural e o sol estão em lados opostos da Terra. Nesse ponto, a Lua pode se mover para a sombra projetada pela Terra(penumbra), resultando em um eclipse lunar.

No entanto, em um eclipse total a órbita ligeiramente inclinada da Lua a coloca acima ou abaixo da sombra da Terra formando a umbra (ponto cego dentro da sombra).

A coloração avermelhada que o satélite ganha durante o eclipse é resultado do da “Dispersão de Rayleigh”, que é a dispersão da luz do Sol ou qualquer outra radiação eletromagnética pela atmosfera.

Imagens detalham as fases de um eclipse lunar total — Foto: Ariel Adorno/Arquivo pessoal

Imagens detalham as fases de um eclipse lunar total — Foto: Ariel Adorno/Arquivo pessoal

Horários das fases do eclipse em Alagoas

O eclipse começa em Alagoas às 22h32. Segundo o professor, à 00:29:03 do dia 16 de maio, o disco lunar estará totalmente imerso na umbra da sombra Terra. É a partir daí a fase total do eclipse, que durará 1h24.

À 01:53:56, a Lua começará a deixar a umbra da Terra, encerrando a fase total do eclipse. Mas o satélite continuará parcialmente encoberto pela umbra até as 2:55:07, quando entra na penumbra da Terra. Às 3:50:48, a Lua deixará a penumbra, encerrando o eclipse.

g1

estadão alagoas



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 33
Notícias Agora
Google News