26/04/2024 15:09:06

Mundo
14/05/2022 16:00:00

Gêmeos nônuplos completam um ano na República do Mali


Gêmeos nônuplos completam um ano na República do Mali

No ano passado, um casal da República do Mali, na África Ocidental, se tornou pai e mãe dos únicos gêmeos nônuplos do mundo.

Sim, é isso mesmo: nove bebês nascidos ao mesmo tempo e, felizmente, todos eles 100% saudáveis!

Nesta semana, as crianças completaram 1 ano de vida e com “a saúde perfeita”, garantiu o pai, Abdelkader Arby, um oficial das Forças Armadas do Mali.

os pais com sua filha mais velha Souda

De acordo com a BBC News Brasil, os nônuplos ainda estão sob os cuidados da clínica no Marrocos onde nasceram. A mãe deles, Halima Cissé, 26 anos, se recuperou plenamente do parto e em breve deve voltar a trabalhar.

“Não é fácil, mas é ótimo. Mesmo que às vezes seja cansativo, quando você olha para todos os bebês em perfeita saúde, [em uma linha] da direita para a esquerda ficamos aliviados. Esquecemos tudo”, disse o pai.

Em meio aos preparativos para deixar o Marrocos e retornar ao Mali, os bebês de Arby tiveram apenas uma pequena festa de aniversário com as enfermeiras e algumas pessoas do prédio onde a família mora.

“Nada é melhor do que o primeiro ano. Vamos recordar este grande momento que vamos viver”, disse o oficial. Neste ano, os bebês receberam um certificado oficial do Guinness (o Livro dos Recordes), que reconheceu a dificuldade do parto simultâneo de 9 recém-nascidos.

Todos eles nasceram de cesariana.

O recorde mundial anterior do Guinness World Records era de oito bebês, nascidos em 2009, de Nadya Suleman, na Califórnia.

Como já devíamos saber, os nascimentos múltiplos são muito arriscados e as mães com mais de 4 fetos de cada vez são aconselhadas a tomar cuidados redobrados antes do parto.

Ao portal “People”, a mamãe dos nônuplos, Halima Cissé, explicou que teve 5 meninas e 4 meninos. Todos nasceram com 30 semanas, pesando entre 500 gramas e 1 quilo.

Os meninos foram batizados com os nomes de Mohammed VI, Oumar, Elhadji, Bah, enquanto as meninas, Kadidia, Fatouma, Hawa, Adama e Oumou.

São muitos, sem dúvida, mas cada qual com uma personalidade única, garante o papai.

“Todos eles têm personalidades diferentes. Alguns são quietos, enquanto outros fazem mais barulho e choram muito. Alguns querem ser pegos no colo o tempo todo. Eles são todos muito diferentes, o que é totalmente normal”, afirmou.

Ao final, Arby fez questão de agradecer ao governo do Mali por sua ajuda. “O Estado do Mali preparou tudo para o cuidado e tratamento dos nove bebês e de sua mãe. Não é nada fácil, mas é lindo e reconfortante”.

As crianças ainda não conhecem sua terra natal, mas já são muito populares no país, garantiu o pai. “Todo mundo está muito ansioso para ver os bebês com seus próprios olhos — sua família, amigos, nosso vilarejo, todo o país.”

Arby também fez questão de deixar uma mensagem para os casais que estão tentando ter filhos: “Espero que Deus abençoe a todos que ainda não têm filhos — que eles possam ter o que nós, os pais de nônuplos atualmente temos. É lindo, um verdadeiro tesouro”.

Fonte: Metrópoles

razoesparaacreditar.com



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News