23/04/2024 23:16:38

Geral
13/05/2022 08:30:00

Presidente do TJAL participa de homenagem ao almirante Tamandaré

Monumento inaugurado na praia de Ponta Verde faz parte do projeto 'Valorização de Vultos Navais’, da Marinha do Brasil


Presidente do TJAL participa de homenagem ao almirante Tamandaré

O desembargador José Carlos Malta Marques, presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), participou, nesta quinta-feira (12), da inauguração do monumento do Patrono da Marinha do Brasil, Almirante Tamandaré, na orla da Ponta Verde, em Maceió. A homenagem faz parte do projeto “Valorização de Vultos Navais” que visa ampliar o conhecimento dos brasileiros sobre heróis nacionais, em especial os que participaram de importantes batalhas navais. 

Para o desembargador José Carlos Malta, a homenagem em Alagoas repara, em parte, a história do Brasil. “O almirante Tamandaré, patrono da Marinha, foi um dos grandes exemplos que a história do Brasil legou aos brasileiros. Meus parabéns à Marinha e, com especialidade, ao comandante Petrocelli, que como capitão dos Portos no Estado, com o seu dinamismo, conseguiu viabilizar essa homenagem, reparando essa dívida que o estado de Alagoas tem com o Brasil e particularmente com a sua Marinha”, expressou.

Durante a solenidade, o comandante da Marinha, almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, se emocionou ao falar sobre a importância do Poder Naval para o processo de Independência do Brasil e sobre parte da história do almirante Tamandaré.

“Tamandaré lutou pela independência do Brasil. Ele era de uma família portuguesa, mas apesar de ser de origem portuguesa, se afeiçoou à causa da Marinha. O pai dele não queria que ele ingressasse, queria que ele fosse comerciante, ainda assim, ele ingressou na marinha para lutar pela liberdade dos brasileiros. Ao comemorar o bicentenário, temos que reverenciar uma pessoa de tamanho valor”, contou.

O governador do Estado de Alagoas, desembargador Klever Loureiro, também participou da solenidade de inauguração.

Monumento foi inaugurado na praia de Ponta Verde. Foto: Adeildo Lobo

 

Diretoria de Comunicação – Dicom TJAL 

 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 41
Notícias Agora
Google News