18/04/2024 17:35:59

Geral
13/05/2022 22:00:00

Projeto de lei que garante direito ao aborto é derrotado nos EUA


Projeto de lei que garante direito ao aborto é derrotado nos EUA

Um projeto de lei que garantia o direito ao aborto nos Estados Unidos foi rejeitado pelos parlamentares do Senado. Em votação realizada na noite de 4ª feira (11.mai), a chamada “Lei de Proteção à Saúde da Mulher” ficou 11 votos abaixo dos 60 necessários para ser levada a um debate completo na Casa, sendo reprovado por 51 dos senadores.

A proposta foi apresentada em meio à insegurança da população, uma vez que a Suprema Corte confirmou a autenticidade de um projeto que sugere impor a ilegalidade do procedimento no país. Com a derrubada da jurisprudência Roe vs. Wade, de quase 50 anos, cada estado teria o direito de determinar as próprias políticas de aborto.

Antes da votação no Senado, mais de 20 parlamentares da Câmara, principalmente mulheres, protestaram com uma passeata, cantando “meu corpo, minha decisão”. A proposta foi apoiada pela maioria dos democratas, enquanto todos os 50 republicanos da Casa rejeitaram o texto.

Na última semana, diversas organizações progressistas pediram para que a população norte-americana se reúna no próximo dia 14 em protesto a favor do aborto. Cerca de quatro grandes marchas devem ser organizadas ao longo da data, sendo uma em Washington, uma em Nova York, uma em Chicago e outra em Los Angeles. Além disso, centenas de comícios devem receber apoio no resto do país.

“A nossa mensagem para os republicanos é clara: vocês vão nos ver nas ruas em maio, vão nos ver nas ruas em junho e vão nos ver nas urnas em novembro!”, declarou Kelley Robinson, funcionária do grupo Planned Parenthood, que administra clínicas que realizam abortos.

agoranoticiasbrasil.com.br



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 27
Notícias Agora
Google News