28/03/2024 09:17:11

19/12/2009 00:00:00

Municípios


Municípios

com cadaminuto // anna cláudia almeida

O prefeito de São Luiz do Quitunde, Cícero Cavalcante (PMDB), preso na última sexta-feira, foi libertado após o julgamento favorável de um habeas corpus impetrado pelos seus advogados. Cavalcante esteve preso no Quartel Geral do Corpo de Bombeiros. Ele é acusado de ser o autor intelectual na morte do suplente de vereador e líder comunitário José Geraldo Renovado de Cerqueira, 32, crime ocorrido em 02 de outubro de 2007.

De acordo com o advogado José Fragoso, a decisão de libertar Cícero Cavalcante foi do desembargador Pedro Augusto, do Tribunal de Justiça de Alagoas que concluiu que a prisão determinada pela 17ª Vara Criminal não tinha base em sua alegação.

Cícero Cavalcante foi preso em sua residência, localizada no município de Matriz do Camaragibe. A prisão do pemedebista aconteceu no dia em seria empossado prefeito da cidade. Na chegada ao Instituto Médico Legal Estácio de Lima, em Maceió, onde realizaria exame de corpo de delito, Cavalcante disse à imprensa que estava sendo vítima de armação política. Ele negou qualquer envolvimento na morte do suplente e disse que não tinha nenhum problema com a vítima.

Posse como prefeito

Uma decisão dos juízes da 17ª Vara Criminal da Capital permitiu, ainda durante a manhã de ontem, que Cícero Cavalcante fosse a São Luiz do Quitunde para tomar posse como prefeito. De acordo com o juiz Maurício Brêda, não havia nenhum impedimento que ele assuma o cargo, já que a prisão não tem relação com o processo eleitoral.

Ao saber da notícia, uma multidão aguardava ansiosa a chegada do novo prefeito a Câmara de Vereadores do Município. Durante a posse Cavalcante apontou o empresário Tonho da Pingo, que segundo ele teria ônibus agregados a prefeitura como o responsável por sua prisão. "Ele é que foi fazer a denúncia na Defesa Social, já estou sabendo de tudo, minha primeira medida vai ser cortar estes ônibus da prefeitura" explicou Cavalcante.

Após a cerimônia, Cavalcante passou o cargo para o vice-prefeito, Eraldo Pedro, que assume as funções enquanto o pemedebista permanece detido, após ter a prisão preventiva decretada. Cavalcante em seguida, foi novamente encaminhado a sede do Corpo de Bombeiros, em Maceió, onde continua detido a espera do julgamento de seu habeas corpus.

Acusações

A prisão de Cícero Cavalcante está relacionada com o homicídio do suplente de vereador e líder comunitário José Geraldo Renovado de Cerqueira, 32, crime ocorrido em 02 de outubro de 2007. A vítima estava na porta de casa, em São Luiz do Quitunde quando foi abordada por dois homens que efetuaram vários disparos contra ele.

De acordo com investigações da polícia, Cavalcante é apontado como o autor intelectual do homicídio. A ordem de prisão foi cumprida por policiais civis, comandados pelo delegado-geral adjunto José Edson de Freitas Júnior e pelo delegado Maurício Henrique, diretor da Diretoria de Polícia Judiciária da Área 1 e 2 (DPJA 2). O prefeito foi preso em sua residência, localizada no município de Matriz do Camaragibe.

Esta não é a primeira vez que Cavalcante é preso. Durante a Operacão Guabiru, Cícero Cavalcante foi detido pela Polícia Federal acusado de desviar recursos federais da prefeitura.



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News