26/04/2024 23:17:08

Acidente
12/05/2022 23:00:00

Maragogi enfrenta surto de dengue e prefeitura decreta situação de emergência em saúde


Maragogi enfrenta surto de dengue e prefeitura decreta situação de emergência em saúde

A Prefeitura de Maragogi declarou situação de emergência em saúde pública no município, por 90 dias, por enfrentar um surto de dengue, zika e chikungunya. O decreto, assinado pelo prefeito Fernando Sérgio Lira (Progressistas), foi publicado no Diário Oficial dos Municípios e está valendo desde essa terça-feira (10).

Dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde mostram que foram notificados 123 casos de arboviroses no período de janeiro a maio de 2022, sendo a maioria de dengue (119). Outros três são de chikungunya e um de zikavírus.

Relatório técnico da Vigilância em Saúde, do setor de Vigilância Epidemiológica, e o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRA) apontam médio risco para infestação pelo Aedes aegypti em vários pontos da cidade.

O Boletim Epidemiológico da Vigilância em Saúde também apontou índice de alto risco de infecção pela dengue, justificando, segundo o prefeito, a intervenção imediata da administração pública.

Sérgio Lira informou que o decreto de emergência pelo surto de arboviroses pode ser prorrogado por mais 90 dias, em caso de necessidade. Por causa da situação atípica, a Secretaria de Saúde de Maragogi fica autorizada a requisitar pessoal e equipamentos dos diversos órgãos da prefeitura ou de proprietários/entidades privadas, na missão de combate aos focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti.

A Secretaria Municipal de Saúde poderá, ainda, contratar funcionários temporários, pelo prazo de 90 dias, para reforçar as atividades do programa de combate à dengue.

gazetaweb



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News