19/04/2024 09:14:24

Educação
12/05/2022 21:00:00

Ufal será sede de Congresso Internacional de Educação Histórica em julho


Ufal será sede de Congresso Internacional de Educação Histórica em julho

Entre os dias 27 e 30 de julho a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) será sede da 21ª edição do Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica, do 6º Congresso Iberoamericano e do 4º Seminário Nacional de Ensino de História da Ufal. Com o tema: “Educação Histórica em tempos de negacionismos e pandemias: teorias, práticas e pesquisas”, os eventos estão com prazo aberto para submissão de trabalhos até o dia 21 de maio. Para inscrição de trabalhos ou participação como ouvinte, clique aqui

“Estes eventos pretendem levantar reflexões e discussões acerca dos negacionismos, da perda de autonomia e de liberdade nas Universidades e nas escolas da Educação Básica, que atualmente vivenciamos. Isso está afetando as salas de aula [remota ou presencia] e traz como consequência, ataques e perseguições aos professores, tanto da educação básica quanto do ensino superior, no que diz respeito às formas de ensinar História e na formação crítica dos estudantes” afirma a Comissão Organizadora. 

Na programação serão debatidos os seguintes eixos temáticos: Educação Histórica e Currículo, Educação Indígena e Quilombola, Temas difíceis na História, Consciência Histórica e Humanismo e Formação de Professores. “Nossa proposta é pensarmos o papel social da universidade, articulando as áreas de ensino e pesquisa, e procurando formas de enfrentar os negacionismos, promovendo debates acerca das teorias, práticas e pesquisas por meio da perspectiva da Educação Histórica. Trata-se de eventos relacionados a atividades desenvolvidas por estudiosos nacionais e internacionais, do campo da Educação Histórica e destina-se a investigadores de todos os níveis, bem como a alunos do pós-graduação e graduação e professores de História, em geral”, explica. 

Saiba mais sobre os eventos aqui.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 29
Notícias Agora
Google News