19/04/2024 06:22:55

Polícia
11/05/2022 07:00:00

PF cumpre mandados contra grupo criminoso que fraudava auxílio emergencial em AL


PF cumpre mandados contra grupo criminoso que fraudava auxílio emergencial em AL

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta terça-feira, 10, a operação "Apate", com o cumprimento de 10 mandados de mandado de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara Federal de Maceió, com objetivo de desarticular uma associação criminosa que fraudava auxílio-emergencial.

Ao todo, 40 policiais federais participam da operação para o devido cumprimento de nove mandados em Alagoas e um em Pernambuco. Segundo a assessoria da PF, a investigação iniciou ano passado quando donos de lotéricas identificaram que determinados funcionários estariam sendo cooptados pela associação criminosa, e informou o fato à Polícia.

"O meio fraudulento empregado consistia na ativação indevida do aplicativo CAIXA TEM, realizada pelos empregados cooptados, com o cadastramento e validação imprópria de inúmeros CPFs, o que ensejou vários pagamentos fraudulentos de auxílios emergenciais, em prejuízo ao Erário Público Federal", destacou a PF em nota.

A polícia destacou também que foi observado que os domicílios daqueles que tiveram os CPFs indevidamente ativados são muito distantes do local do cadastro e ativação do Caixa Tem, em Maceió.

A PF afirmou ainda que os indiciados possuem uma considerável quantidade de contas bancárias. "Trata-se de uma característica comum nas condutas de diversos fraudadores investigados na Banco Nacional de Fraude ao Auxílio Emergencial, que se utilizam desse artificio para otimizar e facilitar a movimentação de dinheiro oriundo de fraudes", continuou o comunicado da instituição.

A investigação conseguiu identificar os envolvidos no crime, o que resultou a expedição dos mandados de busca e apreensão. Os indiciados ficarão à disposição da Justiça Federal para responder pelos crimes de estelionato majorado (art. 171, §3º, do CP) e associação criminosa (art. 288 do CP), que somados podem chegar a 8 anos reclusão.

Apate - Na mitologia grega, Apate era um espírito que personificava o engano, o dolo e a fraude. Foi, junto com o seu correspondente masculino Dolos (o espírito das ardilosidades), um dos espíritos que saíram da caixa de Pandora.

tnh1



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 29
Notícias Agora
Google News