28/03/2024 16:48:30

Polícia
11/05/2022 06:00:00

Com mandado de prisão ativo, chefe do Comando Vermelho aparece em festa infantil

Nas imagens, Wilton Carlos Rabello Quintanilha, conhecido como Abelha, aparece confraternizando e ostentando diversos cordões que parecem ser de ouro


Com mandado de prisão ativo, chefe do Comando Vermelho aparece em festa infantil

O chefe do Comando Vermelho no Rio, que saiu pela porta da frente de um dos presídios do Complexo de Gericinó, em Bangu, na Zona Oeste do Rio, mesmo com mandado de prisão ativo, aparece em um vídeo divulgado na internet em uma festa infantil com centenas de pessoas.

Nas imagens, Wilton Carlos Rabello Quintanilha, conhecido como Abelha, aparece confraternizando e ostentando diversos cordões que parecem ser de ouro. Segundo informações de fontes da BandNews FM, o vídeo teria sido gravado na última sexta-feira (6), no Complexo da Penha, Zona Norte do Rio. O conjunto de favelas é o reduto do criminoso desde que ele saiu da cadeia, segundo a Polícia Civil.

 
 

Por conta da comemoração familiar, inclusive, houve uma grande queima de fogos na Penha para homenageá-lo. Nas imagens, moradores da comunidade chegam a escrever que "a Penha está em festa".

Abelha é um dos principais nomes da organização criminosa, integrando a cúpula da facção, de acordo com investigações.

O chefe do CV tem influência nas favelas do Santo Amaro, Mangueira, Manguinhos e Complexo do Alemão. Por conta do seu forte poder de decisão, Abelha, que estava preso desde 2002, chegou a ser transferido duas vezes para presídios federais.

Na cadeia, Abelha integrava um grupo chamado de "conselho", onde os traficantes com maior posição hierárquica tem o poder de decidir ações da facção mesmo estando presos.

Uma das determinações de Abelha foi a invasão no Complexo do São Carlos, em agosto de 2020, de acordo com o Tribunal de Justiça do Rio. No ataque, que teria sido coordenado pelo traficante de dentro da Penitenciária Gabriel Ferreira Castilho, Bangu 3, Ana Cristina Silva, de 26 anos, morreu ao tentar proteger o filho do tiroteio, quando seguia para o bar onde trabalhava.

Mesmo com mandado de prisão em aberto por causa dessa invasão, Abelha foi colocado em liberdade, em 27 de julho do ano passado. Na época, a Polícia Civil informou que comunicou a Seap sobre o mandado pendente, horas antes da soltura. Já a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) alegou que consultou o TJ e que não foi informada sobre pendências que impedissem a liberdade do preso.

Procurada, a Polícia Militar informou que o referido criminoso é uma foragido da Justiça e se esconde no Complexo de Comunidades da Penha, sob proteção de comparsas armados, e que esse material audiovisual deve ser submetido à perícia para que dados sejam coletados e auxiliem nas investigações que buscam a localização precisa do envolvido. A corporação ainda ressaltou que realiza operações sistematicamente na região com foco em desarticular esse grupo criminoso e realizar a prisão não somente do marginal em questão, mas de todos os outros membros deste grupo que insiste em atentar contra os cidadãos do Rio de Janeiro.

A BandNews FM também procurou a Polícia Civil, que não se posicionou até o momento.

band news



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News