25/04/2024 21:59:20

18/12/2009 00:00:00

Tv Tribuna União


Tv Tribuna União

antonio aragão //

 

O Juiz da 1ª Vara de Justiça que responde também pela 2ª Vara Dr. Aécio Flávio de Brito celebrou na manhã desta quinta feira (17) no salão do Júri Promotor Tágore Carnaúba Acioli, nas dependências do Fórum de União dos Palmares, cinqüenta casamentos, sendo quarenta e cinco requeridos no Cartório do Registro Civil da sede da Comarca (União) e cinco no Cartório do município de Santana do Mundaú.

 

Quase trezentas pessoas participaram da celebração, dentre estas, testemunhas, parentes e convidados que tiveram oportunidade de presenciar detalhes interessantes como noivas vestidas a caráter de véu e grinalda, noivos de paletó, “padrinhos” (testemunhas) vindos de cidades distantes, casais que conviviam há mais de 20 anos, idosos portadores de doenças, e principalmente jovens que se casam logo que arrumam o primeiro emprego.

 

Um segundo detalhe que chamou a atenção foram os nomes de alguns noivos compilados de artistas famosos: Ângelo Maximo, Antonio Marcos, Reginaldo, Agnaldo, José Geraldo e até Emerson que foi campeão mundial de formula um. Dentre as mulheres prevaleceu os nomes “Maria Madalena”, provavelmente em homenagem a padroeira dos católicos do município, Santa Maria Madalena.

 

O número acentuado dos matrimônios registrados nesta quinta feira contradiz que a atual geração patrocina uma acentuada desagregação familiar, segundo alguns pessimistas e pretensos “estudiosos de sociologia”, pois ficou demonstrada a tendência dos jovens em promover a regularização da família diante da Lei, mantendo assim uma tradição que transcende os séculos.

 

O celebrante do ato ao termino da argüição tradicional se os noivos consentiam casar pronunciando “sim” e do “em nome da Lei declara-os marido e mulher” fez uma rápida prelação sobre a responsabilidade que os novos casais contraiam com o matrimonio diante da família e da sociedade, se colocando inclusive como mediador se algum deles divergisse durante a convivência. “Quero que os senhores e senhoras entendam que a função do Magistrado não é somente aplicar a Lei. Cabe-nos também aconselhar e se possível ajudar as pessoas a superar impasses e desavenças principalmente no seio familiar” explicou o Dr. Aécio que ao encerrar a solenidade augurou boas festas e feliz ano novo.

 

Segundo as estatísticas das duas serventias da comarca encarregadas das habilitações para casamentos, há apenas um registro superior de celebrações de casamentos civis ocorrida quando o Tribunal de Justiça e a Prefeitura Municipal promoveram a conhecida “Justiça Itinerante” no ano de 2003.

 

 

                                      Clique no link abaixo e veja o video

 

                               http://www.youtube.com/watch?v=Juq6-Ls0sQQ

 

 

 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News