26/04/2024 11:23:06

Mundo
10/05/2022 02:00:00

G7 anuncia sanções contra TVs russas e acordo sobre petróleo

Em nota oficial, o G7 informa que as ações de Putin na Ucrânia representam "uma desgraça" para a Rússia e seu povo


G7 anuncia sanções contra TVs russas e acordo sobre petróleo

A Casa Branca anunciou neste domingo (8) que os Estados Unidos e aliados do G7 impuseram sanções contra três canais de televisão da Rússia e se comprometeram a eliminar gradualmente a importação do petróleo russo.

Segundo comunicado, as emissoras afetadas - Joint Stock Company Channel One Russia, Television Station Russia-1 e Joint Stock Company NTV Broadcasting Company - são direta ou indiretamente controladas por Moscou.

As novas medidas também afetam executivos dos bancos Sberbank e Gazprombank e proíbem os americanos de fornecer serviços a empresas russas. Washington anunciou ainda proibições à exportação de produtos dos EUA para a Rússia, de todos os bens de capital.

"Isso será um duro golpe para a principal artéria da economia Putin e lhe negará a renda necessária para financiar sua guerra", diz a Casa Branca.

Em nota oficial, o G7 informa que as ações de Putin na Ucrânia representam "uma desgraça" para a Rússia e seu povo. Segundo o grupo, a "guerra de agressão não provocada" do líder russo contra os ucranianos trouxe "desrespeito" a Moscou e aos sacrifícios históricos de sua população.

"A Rússia violou a ordem internacional baseada em regras, em particular a Carta das Nações Unidas, concebida após a Segunda Guerra Mundial para poupar as gerações subsequentes do flagelo da guerra", acrescenta o comunicado.

O G7 reforça que continua unido em sua "determinação de que Putin não deve vencer a guerra na Ucrânia", "em memória daqueles que lutaram pela liberdade na Segunda Guerra Mundial" e do povo ucraniano, europeu e pela comunidade global.

De acordo com os países, a guerra de Putin está colocando a segurança alimentar global sob forte pressão e, juntamente com as Nações Unidas, o grupo pediu à Rússia que acabe com seu bloqueio e todas as outras atividades que impedem a produção e exportação de alimentos da Ucrânia, em acordo com seus compromissos internacionais.

As novas sanções são anunciadas após encontro virtual entre os líderes dos EUA, França, Alemanha, Canadá, Itália, Japão e Reino Unido, e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.

Durante a videoconferência, Zelensky ressaltou a firme determinação da Ucrânia em proteger sua soberania e integridade territorial. Além disso, ele disse que o objetivo final de Kiev é garantir a retirada total das forças russas de todo o território ucraniano e ter capacidade de se proteger no futuro. Por fim, agradeceu todos os membros do G7 pelo apoio.

ultimosegundo.ig.com.br



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News