18/04/2024 00:56:49

Geral
09/05/2022 17:00:00

Parceria entre Seagri e o IABS-Brasil inaugura trilha ecológica em Piranhas


Parceria entre Seagri e o IABS-Brasil inaugura trilha ecológica em Piranhas

OCentro Xingó de Convivência com o Semiárido inaugurou, em Piranhas, uma trilha ecológica que dispõe de 2.300 metros de experiência imersiva e educativa sobre o meio ambiente e a história da caatinga local. A trilha liga Alagoas a Pernambuco.

O trajeto percorre o Mirante do Rio São Francisco, a Ferrovia Histórica de Piranhas (AL) e Jatobá, município de Pernambuco. Segundo o Instituto, o objetivo do projeto é oferecer aos turistas uma experiência na caatinga, fazendo uma homenagem ao bioma.

A coordenadora-geral do Centro Xingó via IABS, Roberta Roxilene, comentou sobre a importância de valorizar o bioma e conscientizar sobre a importância da preservação da caatinga.

 

"Um dos principais objetivos da trilha é a valorização dos elementos da caatinga. Levar as pessoas para fazer esse passeio faz com que possamos trabalhar um pouco sobre a conservação e a preservação do bioma. Um outro elemento é a valorização da história regional, que tem relação direta com a linha férrea e parte da trilha é feita em cima dela", afirmou.

Além do contexto ambiental e histórico, a trilha vai contribuir levando educação ambiental para escolas públicas e privadas que tiverem interesse em apresentar o bioma de modo prático aos estudantes.

"Todo o trabalho que a gente pode fazer em torno da trilha e da divulgação do Centro Xingó é para que, no futuro, possamos ampliar o roteiro, incluindo passar por todas as tecnologias sociais e contar como elas funcionam, a importância delas para os agricultores da região e para a convivência do semiárido como um todo", finalizou.

Para participar da trilha, é necessário agendar previamente a inscrição no Centro Xingó, que logo informará quando o guia vai estar disponível para instruir a caminhada do grupo. A instituição planeja fazer uma pré-seleção e cadastro de guias locais que desejem prestar este serviço.

Centro Xingó

O Centro Xingó de Convivência com o Semiárido é fruto de uma iniciativa entre a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri-AL) e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS-Brasil) que, juntos, propõem experiências que contribuam para o desenvolvimento sustentável do semiárido.

O comitê gestor do projeto conta com o apoio de entidades como Sebrae Alagoas, o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) e a Prefeitura Municipal de Piranhas.

Fonte: alagoas.al.gov.br

conexão notícias



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 27
Notícias Agora
Google News