24/04/2024 16:13:31

Geral
07/05/2022 11:00:00

Hospital Universitário debate saúde ambiental na próxima quarta-feira (11)


Hospital Universitário debate saúde ambiental na próxima quarta-feira (11)

Na próxima quarta-feira (11), colaboradores e estudantes do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU) da Ufal, integrante da Rede Ebserh, discutem o tema Saúde Ambiental em um evento organizado por técnicos de Enfermagem do setor de Endoscopia. Para participar, é preciso realizar inscrição prévia no link. Também é aberto a participantes de outras Instituições.

Segundo a técnica de Enfermagem Luciana Almeida, uma das organizadoras do evento junto com os técnicos Elielson Rodrigues e Renata Santos, a temática de meio ambiente e saúde ambiental tem sido pouco abordada no ambiente hospitalar. “Nossa intenção é dar um start nas discussões sobre o tema. Vamos abordar a questão das populações expostas a agrotóxicos, resíduos sólidos de saúde, gestão da água e a educação ambiental na formação do trabalhador de saúde”, afirmou.

Luciana comenta que nas formações técnicas e até nas graduações o tema também é pouco trabalhado. “Nossa ideia é dar oportunidade a profissionais e estudantes a abordarem melhor o tema e despertarem o senso crítico dos colaboradores sobre o tema, a importância de ele entender, por exemplo, que em relação à gestão de resíduos, a atividade laboral dele gera resíduo e de que forma ele pode contribuir para minimizar essa geração de resíduos”, explicou.

Com o “despertar da educação ambiental” no HU, a comissão organizadora do evento espera melhorar o funcionamento da saúde ambiental e o trabalho dos profissionais do Hospital. “Se o profissional não for despertado a pensar o seu trabalho de forma crítica não há como o processo da saúde ambiental fluir. Nosso objetivo é promover essas reflexões e divulgar as ações institucionais na área de meio ambiente”, completou.

O evento tem duração de quatro horas e acontecerá no miniauditório 2, a partir das 8h. Quatro palestrantes realizarão apresentações expositivas durante toda a manhã: Elizabeth Rocha, diretora da Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental do Estado de Alagoas, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau); Gerlane Joaquim da Silva, bióloga da Sesau; Marcos Antonio da Conceição, chefe do setor de Hotelaria Hospitalar e Gestão e Ambiental e coordenador da revisão do PGRSS do HU; e Virgínia Moura Miller, mestra em desenvolvimento e meio ambiente, ambientalista e educadora ambiental.

Os certificados serão emitidos pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) do HU.

ascom ufal



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 41
Notícias Agora
Google News