25/04/2024 14:07:32

Acidente
03/05/2022 14:00:00

Bloqueio à emissão de passaporte, veto a empréstimos e mais: Saiba o que acontece se o título eleitoral não for regularizado

Prazo para quitação de pendências com a Justiça Eleitoral termina na próxima quarta-feira, 4; eleitores com títulos cancelados ou suspensos não terão direito ao voto


Bloqueio à emissão de passaporte, veto a empréstimos e mais: Saiba o que acontece se o título eleitoral não for regularizado

O prazo para a regularização do título de eleitor para votar nas eleições 2022 se encerra na próxima quarta-feira, 4. Aqueles que não ajustarem as irregularidades a tempo estão sujeitos a consequências como impossibilidade de obter empréstimos, impedimento de participação em concursos públicos, bloqueio para solicitação e emissão de passaporte, além de multa de até R$ 121, explica o advogado e mestre em direito constitucional e eleitoral pela Universidade de São Paulo (USP), Antônio Carlos Freitas Junior. “A principal consequência da não regularização é uma multa de 3 a 10% sob o salário mínimo, além do impedimento de alguns direitos e prerrogativas, como obter carteira de identidade, receber vencimentos de função em emprego público, obter empréstimos em autarquias”, menciona. Além disso, os eleitores que não votarem por três turnos consecutivos – sem justificativa ou pagamento da multa – terão o título eleitoral cancelado.

Veja abaixo as principais consequências da falta de regularização do título eleitoral:

  • Impossibilidade de votar e de se candidatar: Eleitores com pendências na Justiça Eleitoral ou com títulos cancelados são impedidos de votar e também não podem concorrer às eleições.
  • Bloqueio para empréstimos na Caixa Econômica: A não regularização eleitoral compromete o acesso a empréstimos em autarquias, sociedades de economia mista, institutos, caixas econômicas federais ou estaduais e outros estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo.
  • Bloqueio para renovação de matrículas: As pendências também atingem os eleitores na educação e a renovação de matrícula em estabelecimentos de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo também está atrelada à regularização do título.
  • Veto a inscrições em concursos públicos: Sem a regularização o eleitor é vetado de se inscrever em concursos ou provas para cargos ou funções públicas, sendo também proibido de tomar posse.
  • Impedimento a recebimento de salário: Autarquias, fundações do governo, empresas, institutos e sociedades de qualquer natureza, mantidas ou subvencionadas pelo governo ou que exerçam serviço público podem bloquear os pagamentos e remuneração por falta de regularização.
  • Bloqueio à retirada de passaporte: O mesmo vale para a carteira de identidade. Sem o título de eleitor regularizado, a emissão fica suspensa.

O advogado Antônio Freitas Junior lembra ainda que além de ser um direito dos cidadãos, o voto também é dever. A obrigatoriedade atinge todos os brasileiros com idades entre 18 e 70 anos, sendo facultativo para pessoas de 16 e 17 anos, analfabetos e para idosos com mais de 70 anos. Estrangeiros naturalizados brasileiros também são obrigados a votar e sofrem as mesmas punições em caso de não regularização eleitoral. O primeiro turno das eleições 2022, que vão escolher deputados federais, senadores, governadores e o presidente da República, acontece em 2 de outubro deste ano. O segundo turno para os Estados e também nacionalmente, caso necessário, acontecerá em 31 de outubro, último domingo do mês. Para garantir o direito ao voto, veja abaixo o passo a passo de como regularizar seu título.

  1. Para regularizar a situação eleitoral é preciso acessar o sistema Título Net, no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Feito isso, selecionando o “Autoatendimento do Eleitor”, será possível inserir nome completo, ou título de eleitor, ou o CPF para consultar a situação eleitoral.
  2. A página seguinte vai mostrar se o seu título está regular ou não. Se estiver regular, você não precisará fazer alterações. No entanto, em caso de pendências, é necessário retornar ao “Autoatendimento do Eleitor” e escolher a opção “Regularize seu Título Eleitoral Cancelado ou Suspenso”.
  3. Em seguida, serão solicitadas cópias dos seguintes documentos: título de eleitor; carteira de identidade; comprovante de endereço recente; comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral, se houver, e também comprovante de quitação do serviço militar para pessoas do sexo masculino. Também será preciso fazer uma foto frontal segurando o seu documento com foto.
  4. Caso você tenha multas com a Justiça Eleitoral, é importante que você faça o pagamento e aguarde a compensação do valor antes de pedir a regularização do título. Para fazer a consulta acesse o sistema Título Net, escolha “Autoatendimento do Eleitor” e depois “Quitação de multas”. Insira as informações solicitadas (nome completo, título de eleitor ou CPF, data de nascimento, nome da mãe e nome do pai) e terá a confirmação do valor da multa, que deve ser paga por meio de boleto, Pix ou cartão de crédito.
  5. Após regularizar as informações eleitorais e pagar a multa estipulada, será emitido um protocolo para acompanhamento do requerimento, feito na aba “Acompanhar requerimento”. O Tribunal Superior de Eleitoral informa, após a conclusão das etapas, que o protocolo ainda “não garante a regularização da situação do eleitor”, pois a solicitação entrará em análise. O prazo é de cinco dias úteis para avaliação. Em caso de erro, um novo pedido de regularização deverá ser realizado.

JP



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News