29/03/2024 04:20:07

Atualidade
30/04/2022 16:00:00

O que explicaria o interesse da Alemanha em adquirir blindados e munições do Brasil para a Ucrânia?


O que explicaria o interesse da Alemanha em adquirir blindados e munições do Brasil para a Ucrânia?
Uma coisa é fato: a história da diplomacia brasileira sempre teve como corolário a negociação e o diálogo diante de conflitos — em outros tempos nem tão remotos assim, chegava a uma tentativa de, inclusive, agir como uma mediadora para que países chegassem a um denominador comum em suas resoluções.
 
No caso específico da operação militar especial da Rússia na Ucrânia, o Brasil reforçou a postura neutra, realçada, inclusive, com a solidariedade do atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), à Rússia uma semana antes do lançamento da ação.
 
No entanto, a atitude menos previsível por parte das relações exteriores do atual governo brasileiro fez com que o Brasil causasse dúvidas, nos últimos anos, entre alguns líderes mundiais e suas respectivas nações — caso da Alemanha, em uma relação que entrou em franco desgaste durante a administração Bolsonaro. As críticas do país europeu em relação aos desmatamentos na Amazônia e ao modo como o governo brasileiro geriu a crise da COVID-19 estiveram entre os principais motivos de desentendimento.
 
Fachada do Palácio do Itamaraty em Brasília, em 9 de março de 2017 - Sputnik Brasil, 1920, 11.03.2022
Notícias do Brasil
O que o Brasil tem a ganhar com a posição de neutralidade em relação à crise ucraniana?
Daí a estranheza sobre uma revelação feita pela imprensa internacional e amplamente repercutida em território nacional de que a Alemanha estaria, supostamente, apelando para que o Brasil fornecesse blindados alemães antiaéreos Flakpanzer Gepard e, sobretudo, munições para esses tanques, a fim de abastecer militarmente as fileiras das tropas ucranianas.
 
Tanque antiaéreo Gepard 1A2 é demonstrado em 15 de junho de 2009, em uma apresentação de desempenho do Exército alemão na área de treinamento militar em Munster, na Alemanha.  - Sputnik Brasil, 1920, 29.04.2022
Tanque antiaéreo Gepard 1A2 é demonstrado em 15 de junho de 2009, em uma apresentação de desempenho do Exército alemão na área de treinamento militar em Munster, na Alemanha.
Segundo a mídia, a quantidade de armamentos e munições do mesmo tipo que foram doados por Berlim a Kiev teria capacidade para cerca de risíveis 20 minutos de combate.
O modelo 1970, que deixou de operar na Alemanha no ano de 2010, foi adquirido pelo Brasil em 2013, quando 34 Gepard versão 1A2 foram incorporados ao arsenal nacional para garantir a segurança durante três eventos de escala mundial: a Jornada Mundial da Juventude, que teve a presença do papa Francisco, a Copa das Confederações e a Copa do Mundo de 2014.
O que se sabe é que, depois desse prolífico calendário internacional, o Brasil tentou se desfazer da compra por considerá-la obsoleta (e até conseguiu vender alguns para o Catar, que realiza a próxima Copa do Mundo em novembro deste ano).
Por meio de nota, as Forças Armadas brasileiras disseram que não foram oficialmente contatadas para uma eventual aquisição de munição.
 
O presidente dos EUA, Joe Biden, participa de uma cerimônia de assinatura após fazer comentários sobre fundos para ajudar a Ucrânia, no South Court Auditorium do Eisenhower Executive Office Building, em Washington, DC, em 16 de março de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 09.04.2022
Notícias do Brasil
Embaixador do Brasil nos EUA encontra Biden e diz que Bolsonaro preza pela 'amizade entre os países'
Entretanto, a partir da estranha revelação vêm duas perguntas: o que o Brasil teria a ganhar com isso? O que estaria por trás desse suposto interesse?
A Sputnik Brasil conversou com a professora Isabela Gama, especialista em teoria das relações internacionais e em segurança e pesquisadora pós-doutoranda da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), na tentativa de entender esse movimento inesperado por parte da Alemanha.
Caso o pedido seja feito, ela acredita que seja improvável a cessão de armamentos por parte do Brasil a fim de municiar as tropas ucranianas.
 
"Nos últimos anos, a política externa brasileira tenta se manter neutra quando o assunto é um conflito. É claro que, nos últimos anos do governo Jair Bolsonaro, algumas questões da política externa brasileira ficaram um pouco confusas para serem analisadas de forma mais precisa. Mas, dado que até o momento o Brasil não se posicionou com relação a esse pedido de maneira formal, acho improvável dado o histórico do país de não se envolver", avalia Gama.
Fato é que se o Brasil decidisse enviar esses blindados e essas munições, isso seria uma grande surpresa que contrariaria a postura tradicional da política externa brasileira.
 
Peça antiaérea autopropulsada Flakpanzer Gepard com dois canhões automáticos de 35 milímetros - Sputnik Brasil, 1920, 29.04.2022
Peça antiaérea autopropulsada Flakpanzer Gepard com dois canhões automáticos de 35 milímetros
Apesar da improvável cessão de material bélico para a Ucrânia, algumas possibilidades geopolíticas podem ser consideradas a partir das supostas intenções da Alemanha em relação ao Brasil. Isso porque a operação especial russa na Ucrânia se tornou também, para muitos, uma disputa de narrativas.
 

"É preciso ver como isso vai ser retratado dentro de países europeus, assim como dentro do Brasil. O movimento me parece também uma forma de explorar um pouco algumas questões que o Brasil vem tendo e também explorar uma tentativa nossa de sermos aceitos dentro da OCDE [Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico]", pontua a professora.

Jair Bolsonaro e Vladimir Putin, presidentes do Brasil e da Rússia, respectivamente, após encontro oficial no Kremlin, Moscou, Rússia, 16 de fevereiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 16.03.2022
Notícias do Brasil
Bolsonaro pediu ajuda a Putin para desenvolver submarino nuclear após recusa dos EUA, diz jornal

Então, quais são as hipóteses?

Há muito o que se escrutinar nesse terreno insólito, ainda mais considerando o distanciamento entre o Brasil e a Alemanha nesses últimos anos.

"Essa questão de a Alemanha ter procurado justamente o Brasil é estranha. Mas, analisando um pouco mais de perto, alguns anos atrás, quando o Brasil comprou os blindados Gepard da Alemanha, logo depois tentou revender esses blindados porque são, basicamente, sucata. É um modelo muito antigo que a Alemanha já deixou de usar e o Brasil começou a tentar revendê-los. Conseguiu vender alguns para o Catar, mas ainda temos muitos aqui. É um gasto a mais para os militares. É possível que isso seja uma questão de que o Brasil tem blindados dos quais está tentando se livrar há alguns anos. Então, talvez, eles queiram se livrar agora. É uma possibilidade simples, um pensamento lógico [por parte da Alemanha] de estar precisando dos blindados e de munições, de o Brasil não estar os utilizando, então é um ganho para os dois lados", reflete a especialista.

Tanque de canhão antiaéreo Gepard 1A2 dispara durante um exercício de campo na área de treinamento em Bergen, Alemanha, em 15 de junho de 2009. - Sputnik Brasil, 1920, 29.04.2022
Tanque de canhão antiaéreo Gepard 1A2 dispara durante um exercício de campo na área de treinamento em Bergen, Alemanha, em 15 de junho de 2009.
Por outro lado, a Romênia, que é um Estado-membro da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), também possui esse blindado e suas respectivas munições.
Sendo geograficamente mais próxima tanto da Alemanha quanto da Ucrânia, qual o motivo de esse país não ter sido acionado?
Eis um mistério que paira no ar, mas que pode, também, carregar nuances geopolíticas que afetariam o BRICS, grupo geoeconômico do qual Brasil e Rússia fazem parte.

"Vir até o Brasil para fazer esse pedido continua soando estranho quando pensamos somente em termos logísticos. Por que não negociar com a Romênia, que é mais próxima de ambos os países? O que a Alemanha quer negociar com o Brasil pode ser uma aproximação maior, ou pode ser simplesmente uma tentativa política, não só logística, de alienar a Rússia. Porque, caso o Brasil coopere nesses esforços de guerra do Ocidente e ao lado dele para serem usados contra a Rússia, isso geraria um problema dentro dos BRICS. Seria mais uma tentativa do Ocidente de isolar a Rússia trazendo o Brasil para mais perto, tendo em vista que o Bolsonaro apoiou a Rússia em fevereiro, declarando seu apoio", aponta a pós-doutoranda do ECEME.

Presidentes da China, Xi Jinping, e da Rússia, Vladimir Putin, conversam com auxílio de intérpretes durante encontro dos líderes do BRICS no Itamaraty, em Brasília, 14 de novembro de 2019 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 31.03.2022
Panorama internacional
Posicionamento neutro dos países membros do BRICS reforça laços com a Rússia?
Porém, é impossível esquecer a crise pela qual a Europa passa, sobretudo em relação à pressão dos Estados Unidos para que os países adotem o estrangulamento das importações do petróleo, do carvão e, principalmente, do gás russos — dos quais não apenas a Alemanha, mas também boa parte dos países do continente é altamente dependente.
É exatamente daí que vem a pergunta que não quer calar.

"Como a Alemanha vai se dar ao luxo de entrar em uma possível recessão reforçando a ajuda à Ucrânia, se depende tanto da Rússia? São muitas questões que estão imbricadas dentro de um cenário muito complexo. Talvez exista um componente não apenas logístico como também político, uma agenda política dentro desse pedido da Alemanha ao Brasil", conclui Gama.

Vice-presidente da Comissão Europeia para Valores e Transparência, Vera Jourova, na sede da UE em Bruxelas, na Bélgica, em 26 de maio de 2021.  - Sputnik Brasil, 1920, 24.04.2022
 
sputnik
 


Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News