18/04/2024 20:04:04

Economia
30/04/2022 15:00:00

PIB de Alagoas cresce 7,7% em 2021, aponta Governo

No acumulado 2020-2021, o Estado registrou maior crescimento em comparação com os estados que realizam o cálculo de sua economia trimestralmente e anualmente


PIB de Alagoas cresce 7,7% em 2021, aponta Governo

O Governo de Alagoas divulgou, nesta quinta-feira (28), os dados consolidados referentes à estimativa anual de 2021 para o Produto Interno Bruto (PIB), que aponta um crescimento de 7,7% em relação ao mesmo período do ano anterior. O resultado foi motivado pelas variações positivas em todos os setores: Agropecuária (6, 8%), Indústria (12,8%) e Serviços (7,1%) , e apontam a recuperação da economia após a forte queda provocada pelos efeitos da pandemia.

Apresentados durante coletiva de imprensa, realizada na sede da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), os dados apontam ainda que no acumulado do ano 2020-2021, período mais intenso das medidas restritivas frente à pandemia, o Estado de Alagoas registrou maior crescimento em comparação com os estados que realizam o cálculo de sua economia trimestral e anualmente.

                   Secretario de Planejamento, Economia e Gestão, Fabrício Marques, durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (28).

“Estes números são muito esperados para olharmos o que aconteceu no passado e, com base nisso, os analistas podem antecipar o que pode acontecer neste ano de 2022. É preciso pontuar que Alagoas, no ano passado, foi o estado brasileiro que teve o maior percentual de crescimento de empregos formais, relativamente no país, e apresentou bons números em setores como a indústria, serviços e o setor agropecuário. A performance foi muito acima da média” enfatiza o secretário do Planejamento, Fabrício Marques.

De acordo com os dados, o setor da agropecuária demonstrou variações positivas, especialmente nas lavouras de cana-de-açúcar, principal produto do Estado, que vem crescendo e contribuindo para a alavancagem do setor no período analisado, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em relação ao setor industrial, o destaque foi o crescimento nos subsetores: indústria de transformação; construção e eletricidade; gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos e descontaminação, que obtiveram crescimento estimado de 12,5%; 12,4% e 18,4%, respectivamente.

Já o setor de serviços conseguiu se recuperar, pois com a flexibilização das medidas de contenção da pandemia, todos seus subsetores variaram positivamente.

O superintendente de Produção da Informação e do Conhecimento da Seplag, Robson Brandão, pontua que a estimativa trimestral acumulada para o ano 2021 demonstra uma tendência da economia. “Importante ressaltar que a Seplag utiliza o cálculo baseado nas mesmas ponderações das contas regionais no IBGE”, conclui.

Jornal de Alagoas



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 27
Notícias Agora
Google News