29/03/2024 12:56:22

Cultura
18/04/2022 09:00:00

Fundada por Leda Collor de Mello, Aliança Francesa celebra 70 anos e anuncia retomada de eventos culturais

Instituição foi aposta da então primeira-dama de Alagoas para impulsionar progresso local e fomentar o acesso de alagoanos à educação no exterior


Fundada por Leda Collor de Mello, Aliança Francesa celebra 70 anos e anuncia retomada de eventos culturais

Com uma trajetória ininterrupta e repleta de fatos que marcaram a história de Alagoas, a Aliança Francesa de Maceió, fundada por Leda Collor de Mello em 12 de abril de 1952, celebra 70 anos de promoção da cultura francesa e de fortalecimento da intelectualidade alagoana.

Então primeira dama de Alagoas, Leda Collor, mãe do senador Collor, fundou a instituição por acreditar que ela contribuiria com o progresso de Alagoas, garantindo oportunidades aos alagoanos e alagoanas, como intercâmbios e acesso às manifestações culturais de outros países. Outras personalidades compartilhavam dessa ideia, visto que a casa recebeu apoio de nomes como Théo Brandão, Rivadávia Carnaúba, Mário Dubeux Leão, Luiz Lavenère, Ib Gatto Falcão, Jeanette Savastano Ramalho, Vanilo Galvão Barros, Lourival de Mello Motta, Ilza Porto e o francês Georges Le Brun de Vielmond.

Além do suporte educacional, a Aliança Francesa foi, por muito tempo, sinônimo de efervescência cultural. No passado, a instituição recebeu espetáculos musicais, teatrais, exposições e congressos que visavam estreitar os laços franco-brasileiros.

Em relação a formação linguística, diversas gerações passaram pelos mestres da Aliança Francesa, que realiza os exames do DELF e DALF, diplomas oficiais que permitem o acesso às universidades francesas sem a necessidade de outros testes linguísticos.

Em sete décadas, a Aliança firmou-se como uma das mais tradicionais instituições de Alagoas, defendendo a diversidade cultural e impactando a cena local com iniciativas como o Festival da Canção Francesa, da Mostra de Cinema Francês e de diversas exposições que constantemente são abrigadas pela instituição.

MEMÓRIA, ORGULHO E AFETO

Para a diretora geral da associação, Anna Constant, mesmo com todo o trabalho já desenvolvido, a Aliança Francesa ainda tem muito a contribuir com Alagoas. Para ela, esse é o compromisso que a casa renova neste aniversário.

“Os 70 anos ininterruptos da Aliança em Maceió nos fazem muito felizes. Toda equipe se esforça para manter a qualidade dos nossos cursos. Queremos seguir colaborando com o crescimento das pessoas”, diz ela.

A diretora explana sobre o período difícil que a instituição enfrentou durante a pandemia, com seu funcionamento comprometido. Com a retomada gradual das atividades e o retorno dos alunos, a expectativa é voltar a realizar atividades culturais, apresentações musicais e eventos gastronômicos. “A expectativa é de dias melhores, que certamente virão”, diz Anna Constant.

Gazetaweb



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News