25/04/2024 13:37:55

Especial
12/01/2022 20:00:00

O dicionário mais famoso do Brasil foi parar na Justiça


O dicionário mais famoso do Brasil foi parar na Justiça

A Justiça de São Paulo acatou na última semana um pedido dos herdeiros do renomado professor e lexicógrafo Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, criador do tradicional dicionário Aurélio, e condenou o empresário Marcelo Abelardo Mari Medina a pagar uma indenização de R$ 100 mil pelo plágio e falsificação do livro de vocabulário lançado em 1975, após três décadas de estudos.

Segundo os autos, o empresário, que é fundador do site o “Dicionário do Aurélio” ou “Dicionário Aurélio de Português Online”, criado em 2008, seria uma imitação e estaria se passando pelo verdadeiro dicionário de Aurélio. Os herdeiros, que detêm os direitos sobre a obra do autor, que pertenceu à Academia Brasileira de Letras, conseguiram uma liminar na Justiça pedindo a retirada do site do ar de imediato.

O site, que já estava no ar há mais de dez anos, além de não remeter à tradicional bíblia física do português, era um dos primeiros ranqueados da plataforma do Google, o que o fazia ser um dos principais sites de acesso ao pesquisar pelo significado de palavras, resultando em muitos acessos diários.

Abelardo se defendeu dizendo que o portal era a sua única fonte de renda e que os herdeiros, que nunca haviam feito qualquer objeção pelo funcionamento do portal digital, deveriam disponibilizar um dicionário online com o nome Aurélio. E ainda os chamou de “omissos” por não utilizarem os meios digitais de forma benéfica à marca.

Além dos R$ 100 mil, Marcelo Abelardo foi condenado a pagar uma segunda indenização pelos lucros que os herdeiros deixaram de receber em razão do plágio. Uma perícia vai determinar o valor. Ele ainda pode recorrer da decisão.

Do outro lado, os herdeiros disseram que a qualidade do site era “questionável”, pois não utilizava a mesma base de dados do dicionário Aurélio físico, mas sim de uma versão online. Uma coisa é certa, o velho e sábio Aurélio, morto aos 78 anos, em 1989, deve estar se revirando no tumulo pelas brigas.

Istoé



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News