24/04/2024 19:09:14

02/12/2009 00:00:00

Municípios


Municípios

com cadaminuto // roberto vilanova

A Prefeitura de Piaçabuçu vai pagar o 13º salário dos servidores dia 10. O prefeito Dalmo Santana é o primeiro, dos 102 prefeitos alagoanos, a definir a data de pagamento do 13º salário no Estado.

- "Isto é resultado do trabalho sério que estamos desenvolvendo na administração de Piaçabuçu. Mesmo diante das dificuldades impostas com a queda da receita, por conta da redução dos repasses do FPM, nós não abrimos mão do pagamento rigorosamente em dia para os servidores"  – disse o prefeito Dalmo Santana.

BALANÇO

Além de manter o pagamento dos servidores municipais em dia, o prefeito Dalmo Santana fez o balanço das atividades nesses onze meses de mandato e concluiu que o saldo e positivo.

Começando pelas secretarias, que não tinham sedes e hoje estão com sedes com pinturas padronizadas, o prefeito citou a Educação, onde com a correção salarial, a reestruturação dos conselhos (Educação, Fundeb, CAE, etc), o Projeto Cidadão Rural, o resgate do desfile cívico de 7 de setembro e a adesão aos programas Brasil Alfabetizado, Alfabetização Solidária e Projeto Trilha da Natura.

Além dessas ações, estão em andamento a revisão do PCC, a estruturação da casa dos Conselhos – o que nunca houve em Piaçabuçu; e os novos centros de Informática nas Escolas Genildo Capitulino e Enecila Acioly, no bairro Paciência.

AGRICULTURA

Na área de agricultura e pecuária, o prefeito Dalmo Santana destacou as ações concretizadas para o trabalho de resgate da cultura do arroz no município, sensibilização junto ao Banco do Brasil para voltar a financiar os produtores, entrega de sementes classificadas, o curso sobre a cultura do coco (produção de mudas e controle de pragas), a instalação da unidade experimental da Embrapa.

O prefeito Dalmo Santana adiantou que está trabalhando junto ao Ministério da Ciência e Tecnologia para que a fábrica de beneficiamento de coco seja implantada.

Além disso, foi firmada parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) visando a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologia para produção em escala comercial do Cambui – que é fruta nativa da região, rica em Vitamina C.

PECUÁRIA

Na área da pecuária, o prefeito Dalmo Santana destacou a identificação de grande potencial nas áreas mais nobres (margens do rio, ilhas, etc) para implantação do programa municipal de gado leiteiro, já tendo sido cadastrados 29 produtores.

Também foram realizados treinamentos para inseminadores e firmado parceria com a Colônia Pindorama.

PISCICULTURA

Na área de piscicultura, o prefeito Dalmo Santana destacou o mapeamento para instalação de módulos de tanque-rede nas diversas comunidades, a participação dos proprietários de barracão para defumação de camarão em todas as audiências com o Ministério Público do Trabalho, além da construção das novas instalações da Colônia Z-27 (Peba), doação do terreno pela prefeitura para construção da Unidade de Processamento de Camarão e a participação da Prefeitura na 3ª Conferência Nacional de Aquicultura e Pesca, em Brasília.

O prefeito Dalmo Santana também destacou as ações na área de sanitarismo e prevenção de doenças em cavalos, mediante parceria com a Faculdade de Medicina Veterinária de Maceió.

Além disso, foram lançados nas lagoas vicinais do município 400 mil alevinos das espécies Tambaqui e Xira. O povoamento das lagoas resultará em benefícios para a população carente do município.

INFRAESTRUTURA

Na Secretaria Municipal de Infraestrutura as ações do prefeito Dalmo Santana englobam desde a área de educação, com a reforma de prédios, área de Saúde.

O secretário municipal de Infraestrutura, Carlos Alberto Santana, destacou que nos três meses à frente da Pasta já foram recuperados 1,5 mil metros quadrados de calçamento e ampliado o serviço de coleta de lixo para destinação adequada dos resíduos sólidos.

- “A Secretaria de Infraestrutura também atende aos pedidos da comunidade, no que se refere a pequenos serviços em bairros e povoados. Atualmente, estamos implantando o programa de substituição de árvores para que a arborização da cidade não comprometa a estrutura física das ruas, calçadas e domicílios”, disse o secretário Carlos Santana.

As árvores conhecidas como “mata fome”, cujas raízes não têm profundidade e se espalham em diferentes direções comprometendo o calçamento e as calçadas, serão substituídas por acácias e neem, por exemplo, que são mais frondosas e as raízes crescem no sentido vertical.

O secretário também destacou a construção do trevo da Paciência, com recursos próprios da Prefeitura.

SAÚDE

Finalmente, o prefeito Dalmo Santana destacou as ações na área de Saúde do município:

Reestruturação da casa maternal, para adequá-la às normas da ANVISA com a climatização do ambiente; reforma das Unidades Básicas de Saúde dos povoados retiro e Penedinho; criação e adequação da farmácia central, também de acordo com as normas da Anvisa; implantação de especialidades como Psicologia, Nutrição, Neurologia, Psiquiatria, Otorrinolaringologia e Ortopedia; adaptação do Laboratório de Análise Clínica; implantação do programa Saúde na Escola, em parceria com equipes de saúde da família e das escolas dos bairros; implantação da parceria com a SAMU Regional; implantação da Clínica de Reabilitação para pacientes com patologia neurosensoriais tais como: Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicoterapia, Psicologia e Terapia Ocupacional e a implantação dos serviços de ultrassonografia e colposcopia.

E mais:

Construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Brasília e do povoado Pontal do Peba; implantação da Sétima Equipe de Saúde da Família, implantação dos serviços de Oftalmologia, Cardiologia, de pequenas cirurgias, serviço de atividade física nas equipes do Programa de Saúde da Família e estruturação do Conselho Municipal de Saúde.

- “Todas essas obras” – destacou o prefeito Dalmo Santana – “foram executadas ou estão sendo executadas sem prejuízo do bem maior, que é o servidor público, a razão maior do nosso sucesso e também a nossa maior preocupação”.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 41
Notícias Agora
Google News