23/04/2024 21:47:55

União dos Palmares
27/01/2022 15:00:00

Secretário Alexandre Ayres visita HRM para acompanhar ampliação de leitos

Devido ao aumento de casos de Síndromes Gripais, leitos exclusivos para tratamento da Covid-19 são reabertos e hospital muda perfil assistencial


Secretário Alexandre Ayres visita HRM para acompanhar ampliação de leitos

Para reforçar o atendimento à população, diante do aumento de Síndromes Gripais e casos de Covid-19, o Hospital Regional da Mata (HRM), em União dos Palmares, mudou o seu perfil assistencial e está recebendo novos leitos exclusivos para o tratamento dessas doenças. Nesta quarta-feira (26), o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, esteve na unidade para acompanhar o processo da ampliação.

Ao site O Alagoano, Ayres destacou a importância da unidade de saúde para a região. “O Hospital Regional da Mata vem se destacando como importante equipamento hospitalar aqui na região e, dessa vez, não tem sido diferente, evitando que os pacientes sejam transferidos para Maceió ou para outras cidades. Aqui mesmo a gente tem tratado e tem curado essas pessoas [...] Pacientes que antes precisavam ir a Maceió para tentar uma vaga, hoje conseguem fazer esse tipo de exame perto da sua casa, isso é uma mudança muito grande na saúde pública em Alagoas”, disse.

Quanto à lotação dos leitos, o secretário afirmou que estão cheios e reforçou o pedido à população para que sejam mantidos os cuidados no enfrentamento à pandemia.

"O hospital está bem cheio, tanto para pacientes com Síndromes Gripais, como para pacientes com outras enfermidades. Aqui a gente faz cirurgia ortopédica, ginecológica, estamos com o Centro de Imagem em pleno funcionamento, com mais de 7.000 exames de tomografia realizados, é muita coisa para essa região. [...] Mas agora a gente tem voltado os olhos novamente para o enfrentamento à pandemia. Então é muito importante que o cidadão entenda o seu papel nesse desafio, que tome a vacina, use máscara e evite aglomeração, porque sozinho o poder público não vence esse vírus. A gente precisa da ajuda de todos”, clamou o gestor.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), ao todo foram implantados 32 leitos, sendo 25 Clínicos e sete de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Em dezembro de 2020, o HRM chegou a abrir leitos exclusivos para o novo coronavírus, mas, com a diminuição dos casos no Estado, eles foram fechados em agosto de 2021. O órgão ressalta ainda que o hospital continua recebendo pacientes com outras enfermidades e realizando exames e cirurgias normalmente.

O HRM garante a assistência de mais de 265 mil habitantes, que residem na III Região de Saúde. Além dos pacientes de União dos Palmares, onde está situado o hospital, são atendidos moradores de Murici, Branquinha, Santana do Mundaú, Ibateguara, Colônia Leopoldina, Novo Lino, Jundiá, Campestre, Joaquim Gomes e São José da Laje.

oalagoano



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 39
Notícias Agora
Google News