18/04/2024 02:52:53

Geral
26/01/2022 16:00:00

OCDE faz convite oficial para que Brasil negocie entrada na entidade

Decisão foi tomada durante reunião do conselho de ministros.


OCDE faz convite oficial para que Brasil negocie entrada na entidade

A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) aprovou, nesta terça-feira (25), o convite formal para que o Brasil e outros cinco países iniciem as discussões de adesão à entidade.

Em nota, a OCDE notifica que os tramites incluirão um rigoroso processo de avaliação, levando em consideração questões de alinhamento do país candidato com as normas, políticas e convenções difundidas pela entidade.

“Antes de qualquer convite para ingressar na organização como membros, serão necessárias mudanças na legislação, na política e nas práticas adotadas dos países candidatos para alinhá-los com os padrões e melhores práticas da OCDE, servindo assim como um poderoso catalisador da reforma”, diz o comunicado.

As negociações, mediante o protocolo institucional, podem durar de dois a cinco anos.

Sediado em Paris, a organização reúne 38 países. O principal da OCDE é, por meio de seus membros, buscar sanar problemas ou situações em setores econômicos, financeiros, comerciais, sociais e, até mesmo, ambientais. Diante disso, a OCDE é conhecida como ‘grupo dos ricos’.

Ao ser enquadrado como membro efetivo, o país contemplado passa a ser visto como um ‘padrão de qualidade’, reconhecido internacionalmente como um bom local para receber investimentos.

conexão política



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 27
Notícias Agora
Google News