28/03/2024 06:54:00

Municípios
23/01/2022 19:00:00

Nível do Rio São Francisco sobe e encobre barracas em Pão de Açúcar


Nível do Rio São Francisco sobe e encobre barracas em Pão de Açúcar

A faixa de areia na praia do Rio São Francisco em Pão de Açúcar, no Sertão de Alagoas, desapareceu. O nível do rio subiu muito, obrigando os comerciantes a abandonarem suas barracas, que ficaram quase completamente encobertas. O g1 esteve na região nesta sexta-feira (21) para mostrar como a cheia afetou a vida de barraqueiros e pescadores.

O aumento do nível do rio foi provocado pela abertura das comportas da Hidrelétrica de Sobradinho, na Bahia, e da Hidrelétrica de Xingó, entre Alagoas e Sergipe. Isso porque as fortes chuvas que caíram no Bahia e também em Minas Gerais, onde está localizada a nascente do rio, impactaram na elevação da sua bacia hidrográfica.

O comerciante Wilton Rodrigues, que trabalha há mais de 10 anos às margens do Velho Chico, dispensou os 12 funcionários nesta semana porque não tinha condições de manter o atendimento aos turistas sem a estrutura completa.

“Fomos obrigados a fechar, parar tudo. Nós paramos no início da pandemia e agora com essa cheia. Eu trabalhava com um monte de gente, e agora está assim. Fui obrigado a dar férias”, lamenta Rodrigues.

Mas nem tudo é prejuízo. Para a pesca, essa elevação do rio foi positiva. Algumas espécies de peixes voltaram a aparecer em trechos do rio onde antes não se via.

“A gente já consegue ver vários cardumes de espécies que estavam em extinção aparecendo novamente, o caso da piaba, do piau cutia, até mesmo uma espécie de camarão, que era muito difícil de encontrar aqui”, disse o pescador Willian Pereira.

Com a cheia do rio, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) autorizou a liberação gradativa da água dos reservatórios das hidrelétricas no início do mês. A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF) divulgou uma programação para aumento gradativo da vazão, impactando nas cidades ribeirinhas.

No último dia 14, a vazão em Xingó passou de 1.000 m³/s para 1.500 m³/s. Nesta sexta, a vazão já estava em 3.000 m³/s. No sábado (22), a vazão sobe um pouco mais, para 3.500 m³/s. E na segunda (24), para 4.000 m³/s.

Por não haver vazão nesse patamar há 12 anos, a Chesf comunicou o planejamento às prefeituras para que fossem adotadas as devidas providências.

Pescador Willian Pereira comemora reaparecimento de peixes no Rio São Francisco, em Pão de Açúcar, Alagoas — Foto: Guilherme Lins/g1

Foi emitido alerta à população pelas Defesas Civis aos seguintes municípios:

  • Belo Monte
  • Igreja Nova
  • Olho D’Água do Casado
  • Pão de Açúcar
  • Penedo
  • Piaçabuçu
  • Piranhas
  • Porto Real do Colégio
  • São Brás
  • Traipu

Cada Minuto



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News