29/03/2024 06:57:09

Leitura de Domingo
16/01/2022 16:00:00

Micro-ondas faz mal para a saúde? Veja mitos e verdades sobre o aparelho


Micro-ondas faz mal para a saúde? Veja mitos e verdades sobre o aparelho

Apesar de estar presente em muitos lares, algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre o micro-ondas e seus possíveis danos à saúde. Para esclarecer cada uma delas, é importante detalhar primeiramente como o aparelho funciona.

O aquecimento acontece porque o eletrodoméstico possui uma válvula que faz a energia elétrica ser transformada em ondas eletromagnéticas, as micro-ondas. Assim, elétrons são emitidos logo que o aparelho começa a funcionar e são refletidos por um campo magnético de dois ímãs.

Esse processo é realizado por meio de um ventilador metálico, que é o responsável por direcionar essas ondas e não deixar que passem para fora do aparelho. Quando elas se formam, os alimentos as absorvem porque as moléculas de água entram em ressonância com as ondas, fazendo a temperatura aumentar e deixando o alimento aquecido de dentro para fora.

Um dos maiores boatos sobre o eletrodoméstico é que a radiação passa para os alimentos e pode causar câncer, mas é mito. Como o micro-ondas trabalha por meio de ondas eletromagnéticas não ionizantes, não existe a possibilidade de danos em tecidos orgânicos ou de causar alguma mutação no corpo.

Por outro lado, esquentar óleo ou açúcar no aparelho pode ser perigoso. Isso porque moléculas de substâncias diferentes de água não se agitam com a mesma facilidade. O procedimento deve ser evitado pelo bem da saúde e para evitar que ocorram queimaduras na retirada do recipiente.

Outra ideia que se tem é de que alimentos aquecidos no micro-ondas podem perder parte de suas propriedades naturais, o que é fato. No entanto, esse processo ocorre da mesma forma se a comida passar pelo forno ou pelo fogão, já que algumas vitaminas e proteínas são quebradas quando aquecidas devido ao aumento da temperatura.

br.noticias.yahoo.com



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News