26/05/2022 17:44:59

Saúde
11/01/2022 10:00:00

Ministério da Saúde vai pedir à Anvisa autorização para uso de autoteste de Covid-19 no país


Ministério da Saúde vai pedir à Anvisa autorização para uso de autoteste de Covid-19 no país

O Ministério da Saúde vai pedir à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorização para uso de autoteste no Brasil. De acordo com o secretário executivo da pasta, Rodrigo Cruz, a pasta deve finalizar os trâmites para solicitação à Anvisa ainda nesta semana.

O EXTRA apurou que a Anvisa tem conversado com o Ministério da Saúde sobre o tema. Diretores da agência têm discutido internamente e em debatido com a pasta para que a medida avance. Atualmente, devido a uma resolução da agência não é permitido no país o uso de autotestes para detecção de Covid-19 em casa.

Uma das frentes de análise na Anvisa é de que poderia ser feita uma normativa excepcional e temporária devido à pandemia, o que já ocorreu em relação a outras questões reguladas pela agência.

Na última sexta-feira, a Anvisa divulgou nota afirmando que a adoção do autoteste depende da implementação de política pública sobre o tema.

"Para a adoção de uma eventual política pública que possibilite o uso de autoteste para Covid-19, é fundamental considerar os fatores humanos e a usabilidade do produto, medidas de segurança do produto, limitações, advertências, cuidados quanto ao armazenamento, condições ambientais no local que será utilizado, intervalo de leitura, dentre outros aspectos", argumentou a Anvisa na ocasião.

Nos últimos dias, a profusão no número de casos de Covid-19 no país e a escassez de testes para detecção da doença acenderam o debate sobre o uso do autoteste no Brasil. De acordo com especialistas, a adoção desses testes pode ser importante para auxiliar no combate à pandemia e frear a transmissão, uma vez que as pessoas poderiam se isolar a partir do diagnóstico obtido de maneira mais célere.

extra.globo



Enquete
Dos nomes elencandos abaixo, quais seus candidatos a deputado (Estadual e Federal)
Total de votos: 220
Google News