20/04/2024 04:46:49

Geral
08/01/2022 20:00:00

Fiocruz projeta entregar em fevereiro as primeiras doses de vacina 100% fabricada no Brasil

Ingrediente Farmacêutico Ativo produzido pela Fundação para a vacina da AstraZeneca recebeu permissão da Anvisa nesta sexta


Fiocruz projeta entregar em fevereiro as primeiras doses de vacina 100% fabricada no Brasil

Após receber a permissão da Anvisa para a fabricação do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) para a vacina da AstraZeneca, a Fiocruz projeta a entrega das primeiras doses produzidas com o insumo nacional ao Ministério da Saúde em fevereiro de 2022, quando forem concluídos os testes de controle de qualidade que ocorrem depois do processamento final da vacina.

Agora, a vacina será produzida inteiramente no Brasil, ajudando a reduzir a dependência de outros países, como a Índia. A Fiocruz iniciou a produção do IFA nacional em junho de 2021, após a transferência de tecnologia da AstraZeneca, prevista no contrato de compra do imunizante, e tem o equivalente a 21 milhões de doses, em diferentes etapas de produção e controle de qualidade.

No processo de aprovação, a Anvisa avaliou a equivalência do processo produtivo, para comprovar que as vacinas produzidas com o IFA de Bio-Manguinhos/Fiocruz possuem a mesma eficácia, segurança e qualidade das processadas com o ingrediente importado e seguem as mesmas etapas do processo produtivo e metodologias exigidas.

A vacina da AstraZeneca recebeu autorização emergencial da Anvisa para ser usada no Brasil em 17 de janeiro de 2021 e o registro definitivo na agência em 12 de março de 2021. A transferência de tecnologia ocorreu em tempo recorde, em menos de um ano, enquanto procedimentos do tipo costumam levar até uma década.

JP



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 33
Notícias Agora
Google News