29/03/2024 07:33:43

20/11/2009 00:00:00

Especiais


Especiais

antonio aragão //

 

Para quem nunca o fez, visitar a Serra da Barriga é uma sensação estranha, notadamente para os turistas, os aventureiros, os curiosos e os aprendizes da nossa história, cuja primeira viagem parece conduzir o visitante ao final do século XVI quando o Quilombo dos Palmares foi destruído por Domingos Jorge Velho. A impressão em cada movimento na direção do platô da serra de 504 metros acima do nível do mar localizada no município de União dos Palmares a 75 quilômetros de Maceió capital de Alagoas, é que você vai encontrar a qualquer momento Zumbí e seus guerreiros.

 

Ao deixar a cidade de União dos Palmares, você encontra uma estrada vicinal em estado carroçável com muitos buracos e poeira, embora o governo estadual tenha mandado publicar em literalmente todos os órgãos da imprensa alagoana que havia recuperado o trecho de apenas seis quilômetros de extensão. Mas se você acompanhar o vídeo - tape anexo a esta matéria, vivenciará momentos inesquecíveis: o primeiro, de perigo e aventura em função do acesso estreito e no meio das ‘ribanceiras’ como chamamos abismos nesta região; o segundo, quando atingir a certa altura, você começa a vislumbrar lateralmente a estrada um cenário exuberante do Vale do Mundaú, cuja cadeia de serras faz parte da Chapada da Borborema.

 

Existem trechos da estrada pavimentados a paralelepípedos, nos chamados pontos críticos da subida, mas nada é mais excitante do que subir uma ladeira íngreme e longa que finalmente dá acesso ao platô. Se você for bom observador, verá que apesar da vegetação lateral, um desequilíbrio ou desatenção na direção do carro este por certo cairá no ‘abismo’.

 

Finalmente, uma “atalaia” (posto de observação) antecede a chegada do que chamam erroneamente de platô onde se localizam algumas edificações bem no estilo africano remanescente a época dos Quilombos. Na realidade, o platô da Serra da Barriga (ainda inexplorado) está cerca de 100 metros acima do Parque Memorial Zumbí dos Palmares, e chama-se “Morro das Graças” inexplicavelmente ainda sem acesso ao público.

 

Mas no atual platô, choupanas, nas quais foram gastos segundo a Fundação Palmares cerca de dois milhões de reais. Seriam construídos um hotel (não foi construído até hoje), um restaurante, uma casa da farinha, sanitários, casa para a fabricação e o comércio de artesanato, sala pratica de capoeira, algumas choupanas que remotam a arquitetura da época, uma casa para reuniões com outra atalaia, algumas placas comemorativas a inauguração do parque, e este ano, uma novidade e as grandes atrações para o ano de 2009: barracas para vender aguardente, artigos de umbanda e comidas típicas, não podendo esquecer um heliporto cuja sinalização foi feita com cal e em terreno em acentuado declive.

 

Na realidade, nada que se identifique com a história de Zumbí. Uma estatua, algumas placas que contam superficialmente partes da trajetória do herói negro e sua participação na existência dos quilombolas, e pouco muito pouco sobre sua morte cujos locail e destino de seu corpo ainda hoje causam controvérsias entre os historiadores.

 

Entretanto, para o turista ou visitante, repetimos, o deslumbre da paisagem vista dos mirantes, uma brisa suave ou um vento forte são detalhes que assomados a beleza ainda inalterada da lagoa e a insistência da natureza em manter algumas arvores nativas da região como as palmeiras outrora abundantes e que emprestam seu nome ao município.

 

É deste somatório de detalhes incluindo-se a falta de um museu (as peças encontradas nas escavações nunca foram expostas no Parque ou mesmo na cidade de União dos Palmares que não tem em sua área urbana sequer uma estatua de Zumbí) que os  governantes e os responsáveis pelo empreendimento querem tornar um atrativo para os turistas, portanto a redenção econômica da região.

 

O cuidado agora é o retorno.Veja no vídeo tape o inicio da estrada em sentido contrario. O trajeto é idêntico, porém mais perigoso que a subida, pois agora, você está em declive e necessita de habilidade para conduzir seu veiculo. Afora tudo isto, sejam bem vindos a o que chamam União dos Palmares, a “Terra da Liberdade

 

 

    Embarque conosco nesta aventura: clique no link abaixo

 http://www.youtube.com/watch?v=JW3EWt6uBR0

Galeria




Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News