19/04/2024 18:41:10

20/11/2009 00:00:00

União dos Palmares


União dos Palmares

com agêncialagoas // suana nobre

Em 20 de novembro de 1695 morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade, Zumbi dos Palmares, o principal líder negro da história. A data foi escolhida para ser o Dia Nacional da Consciência Negra. É o momento de reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

Nesta sexta-feira (20), às 6h, em União dos Palmares, berço de Zumbi, todos se unem em reconhecimento à importância do povo africano na formação da cultura brasileira. Ao raiar do dia, as Mulheres de Axé, referências nacionais em religião e tradição africana, subirão a Serra da Barriga em cortejo. O ritual marca a abertura para visitação ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares.

Será no Parque que o governo de Alagoas prestará a sua homenagem ao herói Zumbi. O governador Teotonio Vilela irá colocar uma coroa de flores na estátua do líder negro. Haverá ainda, na Serra da Barriga, um culto ecumênico com a presença de representantes das religiões católica, evangélica e de matriz africana.

Durante toda história, a raça negra colaborou muito para a nossa formação cultural. Muito mais que religião, as contribuições estão presentes nos aspectos políticos, sociais e gastronômicos.

Confira a programação para o dia 20 de Novembro de 2009:

União dos Palmares

04h — Cerimônia restrita aos Religiosos de Matriz Africana
06h — Cerimônia de Iségún Káwójuba (reverência aos ancestrais africanos) e Cortejo de Abertura à Visitação do Parque Memorial Quilombo dos Palmares
09h — Apresentações Culturais (Orquestra de Tambores, Orquestra Filhos de Zumbi
e Grande Roda de Capoeira)
09h — Homenagem do Governo de Alagoas ao herói Zumbi
09h — Oficinas: Imagem e Visual
15h — ATO CÍVICO: Parada Militar e Desfile Estudantil na Avenida Monsenhor Clóvis

Maceió

20h30 — Orquestra de Tambores na Praça Dois Leões, em Jaraguá Encerramento do Projeto Misa Acústico 2009

Galeria




Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 31
Notícias Agora
Google News