25/04/2024 09:36:07

Concursos
05/01/2022 16:00:00

2022 promete cerca de 80 mil vagas em concursos públicos


2022 promete cerca de 80 mil vagas em concursos públicos

O ano de 2022 deve ser marcado pela retomada dos concursos públicos. A afirmação é do professor Marco Antônio de Araújo Júnior, que é também advogado e fundador do preparatório Meu Curso. Segundo o especialista, enquanto 2021 foi marcado ainda por incertezas diante da pandemia, este novo ano deve ser bastante positivo para o universo concurseiro. Com previsão orçamentária e grande necessidade de contratação de servidores, cerca de 80 mil novas vagas surgirão. Confira a entrevista completa:

Comente o cenário dos concursos para 2022? 

2022 deve ser o ano de retomada dos concursos públicos. Em razão da pandemia, inúmeros concursos foram suspensos e a tendência é que os órgãos retomem as seleções em 2022, para a realização de concursos ainda neste ou no início de 2023.  E, ainda temos que considerar que no segundo semestre deste ano teremos eleições do executivo e do legislativo federal e municipal.

Em anos eleitorais é comum constatar um aumento de editais no primeiro semestre, em especial nas áreas de segurança pública e saúde, que costumam ser plataformas políticas de inúmeros candidatos.  No âmbito federal, concursos como o do INSS e da Receita Federal são muito esperados e podem movimentar o cenário dos concursos públicos.

O que deve acontecer de diferente em relação a 2021? Será um ano melhor?

No primeiro semestre de  2021 ainda tínhamos uma insegurança muito grande com relação ao controle da pandemia e a realização de eventos com aglomeração de pessoas.  Isso fez com que poucos órgãos lançassem edital e abrissem concursos, com receio de não poder realizar a prova em segurança. 

Com o avanço da vacinação já no segundo semestre alguns concursos foram confirmados e realizados, com rigoroso protocolo de segurança.  A estabilização no número de pessoas contaminadas e a diminuição no número de internados e mortos dá à administração pública a possibilidade de colocar adiante diversos concursos que estavam estacionados e que devem ocorrer em 2022. 

Como será o ano tendo em vista a questão orçamentária, ano eleitoral, déficit de servidores e concursos que foram suspensos ou adiados por conta da pandemia?

Há uma estimativa de, no mínimo, 80.000 vagas de concursos para 2022, considerando os orçamentos federal, estaduais e municipais.  Além disso, há um aumento no déficit de servidores, com uma premente necessidade de contratação.  Eu não acredito que teremos editais com número grande de vagas, exceto do IBGE, que sempre surpreende nesse sentido, mas com a quantidade necessária para suprir as vagas existentes e não inviabilizar o funcionamento dos órgãos públicos. 

Quais seleções merecem atenção neste ano?

No âmbito federal concursos como INSS e Receita Federal são muito esperados. O INSS já solicitou a autorização para realização de concursos ao Ministério da Economia. 

Para os Estados e Distrito Federal deverá haver uma demanda especial para as carreiras policiais, envolvendo Polícia Civil e Polícia Militar, como por exemplo a expectativa de 1000 vagas para Polícia Civil da Bahia. 

Os concursos para Tribunais (Federais e Estaduais) e Ministério Público devem ser retomados também neste ano. Tanto para o cargo de analista e técnico, como para cargo de Magistrados e Promotores.

Correio Braziliense



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News