23/04/2024 14:19:36

19/11/2009 00:00:00

Municípios


Municípios

com cadaminuto //

A população do município de Coruripe está contando os dias para o início dos festejos que homenageiam a padroeira da cidade, Nossa Senhora da Conceição. Neste domingo (22), os coruripenses trilham o caminho em busca do tronco, na floresta, a partir das 7h, conforme tradição criada pelos antepassados desde o século XIX.

Após a retirada do tronco, centenas de pessoas, o coloca em um caminhão e, em procissão - meio a cânticos, explosões de fogos de artifício- conduzem a madeira até o pátio da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, local onde será fincado e erguido o mastro.

Antes de ser içado, segundo a crença popular local, enquanto os homens descascam o tronco, mulheres colhem as cascas da árvore para fazer simpatias na esperança de encontrar a pessoa amada e curar males físicos.

Após a limpeza do tronco, o mesmo está pronto para se tornar mastro, então é içado e nele hasteada a bandeira com a imagem da Nossa Senhora da Conceição, onde permanecerá durante todo o período festivo, anunciando a comunidade a comemorar os festejos em homenagem à padroeira, que acontecerá de 29/11 a 8/12. Em seguida, uma grande feijoada é distribuída entre a multidão, ao som de bandas locais e muita animação, na Praça Castro Azevedo, Centro.

Participarão do evento o deputado federal, Joaquim Beltrão, o deputado estadual, João Beltrão, o prefeito de Coruripe Marx Beltrão e autoridades políticas.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 39
Notícias Agora
Google News