19/04/2024 05:24:52

Saúde
03/01/2022 13:00:00

HGE passa por mudanças e recebe melhorias na sua estrutura

A meta é entregar um novo hospital para a população com mais leitos


HGE passa por mudanças e recebe melhorias na sua estrutura

Ao longo de 2021, o Hospital Geral do Estado (HGE) avançou, modernizou-se e continuou salvando vidas. O Governo de Alagoas está investindo em reformas, inaugurou mais dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), adquiriu novos equipamentos e mobiliários, ampliou serviços, construiu novos espaços, manteve o abastecimento e realizou as mudanças necessárias para melhor acolher quem mais precisa.

A meta é entregar um novo hospital para a população com mais leitos humanizados, boxes individualizados (com local para acompanhante), sistemas e redes renovados. Recentemente, o laboratório do HGE ganhou um aparelho capaz de realizar mais de mil ensaios bioquímicos por hora; e um novo sistema de tomografia computadorizada está sendo implantado para fornecer laudos em até duas horas – o tempo pode diminuir para agilizar o atendimento de casos mais graves.

“Pretendemos entregar um novo hospital. Um hospital digno, que realmente dê a condição de trabalho para os nossos profissionais. O HGE conta com os melhores especialistas da área de saúde em Alagoas e o nosso grande desafio é melhorar as condições de trabalho aqui do hospital e, com isso, melhorar o acesso e o atendimento da nossa população que tanto necessita”, diz o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres.      

O Serviço de Nutrição e Dietética foi o primeiro setor a iniciar a reestruturação, que também modificou a rotina dos nutricionistas. As instruções de trabalho de todos os setores foram revisadas para melhorar a comunicação entre as áreas. Logo depois, iniciou a construção do Centro de Imagem, que já está praticamente pronto, e a reforma da Ala F da Área Verde.

Uma das mudanças mais significativas no atendimento a pacientes no HGE foi promovida na porta de entrada da urgência. Para qualificar a assistência, a unidade hospitalar passou a receber somente casos de emergência. Os casos de urgência, antes atendidos na Área Azul, passaram a ser levados para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da capital.

No auge da pandemia da Covid-19, em janeiro, os profissionais da maior unidade de urgência e emergência de Alagoas foram os primeiros a serem imunizados no Estado contra a doença.

Também em fevereiro, assistentes sociais e psicólogos lançaram o Canal do Afeto, uma alternativa encontrada para aproximar virtualmente os familiares de pacientes que, devido ao novo coronavírus, estavam impedidos de visitá-los presencialmente. Neste mesmo mês, oito médicos, mediante conclusão da residência médica do HGE, foram convidados pelo secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, a se unirem ao time de combate aos efeitos da pandemia.

No mês das mães, como mais um esforço em prol da humanização, o Serviço Social lançou o HGE Musical, que viabilizou o ingresso da música como motivador para pacientes e servidores. Após estourar nas mídias sociais em um vídeo gravado na porta do hospital pela assessoria de comunicação do HGE, o saxofonista Felipe Martins participou do projeto e afirmou que se emocionou “com as histórias de superação, de esperança, de cuidado, de afeto”.

Em agosto, as visitas voltaram a ocorrer no HGE, com restrições. A odontologia já havia sido ampliada para outras áreas críticas, além da UTI Geral. Médicos foram convocados para assumir a Comissão de Ética e o hospital foi selecionado pelo Ministério da Saúde para se integrar ao projeto Saúde em Nossas Mãos, que está promovendo o suporte técnico e práticas seguras para a ampliação da qualidade e segurança em UTI.

o mês de setembro nos traz as ações do Setembro Amarelo, que revelou os casos de tentativa de suicídio revertidos pelos nossos profissionais; do Setembro Verde, que mostrou as pessoas salvas com a doação de órgão; e a notícia do início das prometidas reformas”, disse a enfermeira Rosângela Cavalcante.

Também oferecemos em novembro um treinamento para os maqueiros, realizamos a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho e reinauguramos parte do refeitório. Este mês [dezembro] está sendo marcado por inúmeras reuniões voltadas ao andamento das reformas nos setores e pela formulação do Planejamento Estratégico de 2022.

Os servidores, pacientes e visitantes também puderam celebrar momentos natalinos e receber mensagens de gratidão [projeto Correio da Gratidão]. Estamos preparando o HGE para um novo ano muito melhor! Com uma gestão participativa e uma assistência mais humanizada, refletindo em um melhor acolhimento ao paciente”, contou o supervisor administrativo, Duílio Marsiglia.

Jornal de Alagoas



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 29
Notícias Agora
Google News