28/03/2024 11:09:47

Acidente
02/01/2022 09:00:00

Passageiros de navio dizem que foram ‘deixados na rua’ em pleno Réveillon


Passageiros de navio dizem que foram ‘deixados na rua’ em pleno Réveillon

O desembarque dos passageiros do MSC Splendida, que está atracado no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, começou nesta sexta-feira e seguiu neste sábado (1). A operação do cruzeiro foi interrompida por conta de um surto de casos de Covid-19 a bordo. Os passageiros que já desembarcaram dizem que os protocolos não foram seguidos e reclamam da falta de auxílio da operadora do navio.

O navio partiu do Porto de Santos no domingo (26) para uma viagem de 7 dias passando por Porto Belo, Balneário Camboriú, Rio de Janeiro, Ilhabela e Santos. Na terça-feira (28), os passageiros foram impedidos de descer do navio em Balneário Camboriú devido aos casos de Covid-19 confirmados a bordo. O navio faria uma escala no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (31), mas retornou ao Porto de Santos na quinta.

De acordo com a Anvisa, foram identificados 51 tripulantes e 27 passageiros com teste positivo para Covid-19. Foram identificados, ainda, 54 contactantes, ou seja, pessoas que tiveram contato com casos positivados de Covid-19. Todas as 132 pessoas foram desembarcadas e transportadas em veículos específicos em Santos. Os positivados deverão dar continuidade, em terra, ao isolamento iniciado na embarcação.

Na quinta-feira (30), a Anvisa determinou a atracação do MSC Splendida para fins de investigação epidemiológica, com interrupção das operações. Na sexta-feira, a Anvisa recebeu o comunicado da empresa sobre o cancelamento do atual cruzeiro e confirmou a interrupção das atividades.

A Anvisa informou que os demais passageiros iriam passar por testes de detecção da Covid-19 antes de desembarcar em Santos. O transporte desses passageiros ocorreria em veículos específicos, a cargo da operadora de cruzeiro. A agência reguladora destaca que a duração da operação de desembarque está sujeita às necessidades operacionais e deve ser organizada pela empresa.

Já MSC Cruzeiros, por meio de nota, informou que os hóspedes desembarcam de forma escalonada, de acordo com a demanda, durante esta sexta e sábado, e todos que não foram testados nas últimas 24 horas serão testados. A MSC Cruzeiros afirmou que dará suporte aos hóspedes incluindo logística e hospedagem, conforme necessidade e demanda.

‘Deixados na rua’

Porém, os passageiros que saíram do navio, nesta sexta-feira, reclamaram do atendimento. Após sair do navio, muitos ficaram no terminal de passageiros sem saber o que fazer e para onde ir. Segundo eles, a empresa não deu qualquer auxílio, nem para que eles voltassem para casa ou para arranjassem uma acomodação em Santos.

“Simplesmente fomos deixados na rua. Somos obrigados a descer, por ordem não sei se da Anvisa ou da MSC. Mas, ninguém teve nenhum cuidado com os passageiros. Tanto que a gente desceu, ninguém está fazendo teste de Covid. Tanto que, se tiver alguém realmente infectado, que essa é a preocupação deles, pelo menos o que estão dizendo, não tiveram nenhum cuidado quanto à isso”, disse Ricardo Paulino Queiroz, gerente de TI.

O advogado Guilherme Monteiro conta que, desde o primeiro dia, já começaram a circular boatos que haviam passageiros do cruzeiro anterior, que tinham ficado no navio em isolamento, e não tinham saído enquanto eles estavam embarcando. “Cada um por si, que se virem. Está uma loucura lá dentro, uma doidera”, falou.

Os passageiros também disseram que foram obrigados a assinar um termo abrindo mão de tudo para conseguir sair do navio. “No meu contrato eu coloquei que discordava de tudo, que não ia assinar, que ia correr atrás dos direitos. Mas, eles avisaram que vão devolver nosso dinheiro, que vão dar uma passagem de volta e reembolsar nós”, disse a empresária Elisabete Silveira.

Alagoas 24 Horas



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News