20/04/2024 04:23:15

18/11/2009 00:00:00

Municípios


Municípios

com tudonahora // carlos madeiro

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) informou nesta quarta-feira que, se necessário, a jovem de 18 anos, filha de Testemunhas de Jeová internada em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), será operada e passará por uma transfusão de sangue, mesmo sem o consentimento dos pais. A religião proíbe os adeptos de receberem tratamentos com sangue e derivados, como plasma, glóbulos vermelhos e plaquetas.

A jovem, que não teve o nome revelado, está na Unidade de Emergência Daniel Houly, em Arapiraca, desde o último sábado, com traumatismo craniano. Naquele dia, ela foi atropelada no município de Piaçabuçu, litoral Sul do Estado.

Em nota, a Sesau informou que, "em função do quadro clínico desta paciente, considerado grave, mas estável, adotará  os procedimentos médicos necessários para assegurar sua evolução, mesmo que esta tenha que ser submetida a uma eventual transfusão sanguínea, alheia ou não a vontade da família".

Segundo a diretora da hemorrede pública de Alagoas, Verônica Guedes, a legislação do Sistema Único de Saúde (SUS) proteje o médico e o hospital que realizarem o procedimento à revelia de familiares. "Desde que seja para resguardar a vida do paciente, em casos comprovados de risco de morte, a transfusão deve ser feita com ou sem consetimento", afirmou.

Ainda de acordo com a direção da Unidade de Emergência, o hospital vai adotar "segredo médico" para resguardar os profissionais. "Todos os procedimentos realizados nos pacientes internados na unidade são baseados nos princípios definidos pela  Constituição Federal e Código de Ética Médico. A Secretaria de Estado da Saúde reitera que a missão da UE do Agreste é dar assistência e salvar vidas, independente da cor, raça, credo ou religião, assim como preconiza o SUS", finaliza a nota. 

Justiça a favor


Casos envolvendo testemunhas de Jeová não são novidades no País. Na semana passada, o Hospital Geral de Caxias do Sul (RS)recorreu à Justiça e conseguiu uma liminar para realizar uma transfusão de sangue numa paciente de 20 anos adepta da religião. A transfusão ocorreu no início de outubro, após a mulher ser transferida de Farroupilha para o HG com anemia grave e complicações renais. 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 33
Notícias Agora
Google News