28/03/2024 15:14:39

Mundo
30/12/2021 01:00:00

Exército de Israel revela cenários para atacar Irã, mas tem dúvidas sobre consequências


Exército de Israel revela cenários para atacar Irã, mas tem dúvidas sobre consequências
Nas últimas semanas, Israel tem expressado suas preocupações em torno do programa nuclear do Irã, reiterando que Tel Aviv não permitirá que a República Islâmica se torne um país com armas nucleares.
 
As Forças de Defesa de Israel (FDI) apresentaram ao governo do país vários cenários de possíveis ataques contra alvos iranianos, mas ressaltaram que é difícil avaliar o possível resultado desses ataques ou seu impacto no programa nuclear de Teerã, informou jornal Haaretz.
De acordo com informações, as FDI receberam um orçamento adicional de nove bilhões de shekels (cerca de R$ 16,3 bilhões) a fim de reforçar o seu arsenal com armas avançadas, melhorar o banco de alvos militares e realizar exercícios – tudo isso em preparação para um possível ataque ao Irã.
De acordo com o jornal, responsáveis militares afirmaram que estão "prontos para atacar o Irã" assim que o governo der luz verde para isso. Entre as possíveis consequências do ataque as FDI preveem "combates com o Hezbollah no Líbano ou Hamas na Faixa de Gaza".
 
Mesmo assim, de acordo com as avaliações das FDI, o Irã melhorou significativamente seus sistemas de defesa antiaérea, além de seu arsenal de mísseis.

"Os iranianos também conseguiram aumentar significativamente o seu arsenal de mísseis de longo alcance, que podem facilmente atingir qualquer ponto em Israel", observa o jornal, acrescentando que a evolução da situação levou a investimentos adicionais em sistemas de defesa antiaérea em Israel.

A notícia vai em sintonia com as anteriores alegações expressas por Israel de que Teerã pode ter a intenção de desenvolver uma bomba nuclear – algo que, segundo estimativas das FDI, poderia acontecer dentro de dois anos, caso o Irã tenha realmente esse objetivo.
 
brsputinis,com


Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News