24/04/2024 15:10:35

13/11/2009 00:00:00

Especiais


Especiais

antonio aragão // Fonte assessoria FAF

 

 

O campeonato alagoano da segunda divisão ainda não tem um campeão. O rumoroso caso que envolveu as equipes do Santa Rita e do União na partida que decidia o título da temporada, foi parar no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD/AL). Na noite desta quinta-feira (12) vários atletas, técnicos e a equipe do União Futebol Clube, foram julgados pela 2ª Comissão Disciplinar do TJD.

 

Santa Rita

 

No lado da equipe de Boca da Mata, o lateral direito Sabará foi punido com uma partida de suspensão.

 

União

 

O time do União teve quatro jogadores denunciados pela Procuradoria, mas apenas dois, compareceram ao julgamento. O lateral esquerdo Jan, foi absolvido, enquanto que o lateral direito Hermane, foi punido com duas partidas de suspensão. Já o meia Braw e o atacante Fagner, não compareceram, segundo a direção da equipe Palmarina os dois jogadores foram dispensados e estão atuando no futebol baiano, mas devem ser convocados para um novo julgamento.

 

Marinaldo, Dias e União

 

Nas primeiras horas desta sexta-feira (13) entrou em pauta o julgamento mais esperado. O goleiro Dias e o técnico Marinaldo Lima, do União, sentaram no banco dos réus, os dois principais protagonistas da partida que não acabou. O goleiro Dias, foi citado na súmula do árbitro Francisco Carlos de ter recebido orientações do técnico do União para cair.

 

Relatos

 

O goleiro Dias confirmou que tinha sofrido uma joelhada na coxa direita - também conhecido como tostão - ainda no primeiro tempo e que teria comunicado ao Massagista da equipe. “Voltei para o segundo tempo ainda sentindo, mas fui para o pau, pois não queria ficar fora da decisão” afirmou. Dias negou qualquer orientação vinda do banco de reservas para ele cair. O goleiro confirmou fez exames e continua fazendo fisioterapia em uma Clínica em União dos Palmares.

 

O técnico e Presidente do União, Marinaldo Lima, também negou qualquer orientação para o goleiro caísse em campo. “Jamais faria isso” desabafou.

 

Laudos

 

A defesa do União Futebol Clube, apresentou comprovantes, que atestam a lesão do atleta. Em laudo assinado pelo Dr. José Márcio Bennig Araújo, a coxa direita do goleiro Dias, tem uma estrutura óssea conservada e ausência de sinais de fratura, mas recomendou uma ecográfica (Técnica de imagem médica que utiliza a reflexão (eco) de um feixe de ultra-sons!ultrassons pelos órgãos). Em um atestado médico o atleta é

 afastado das funções por se encontrar com uma mialgia (que é uma dor muscular, localizada ou não, que surge devido a tensões nos músculos). Foi apresentado ainda pela defesa um recibo no valor de R$ 150,00 pelas dez sessões de fisioterapia que o jogador vai fazer, até agora ele só fez três.

 

Relator

 

Depois de ouvir os acusados, o Relator do Processo, Pablo Benamor de Araújo Jorge, afirmou que não estava apto para proferir o seu voto, pois não via robustez nas provas apresentadas e pediu diligência no caso. Hoje sexta-feira (13) o Presidente da 2ª Comissão Disciplinar, Rogério Melo Teixeira, deve solicitar em conjunto com a Procuradoria e a Relatoria, uma perícia nos exames médicos apresentados, que deverá ser feita pelo Conselho Regional de Medicina, além da oitiva da Fisioterapeuta Lidiane B. Santos e do árbitro Francisco Carlos Nascimento.

 

O caso

 

No jogo o Santa Rita marcou o único gol da partida aos 32 minutos do segundo tempo e naquele momento o União estava reduzido a sete jogadores – limite máximo de jogadores para uma equipe disputar uma partida – aos 36 minutos o goleiro Dias, caiu em campo com uma contusão e não teve mais condição de jogo, como o União já tinha feito as três substituições, a partida dada por encerrada pelo árbitro Francisco Carlos, que relatou na súmula os fatos ocorridos.

 

Perto do final do julgamento, que foi assistido por atletas, dirigentes das duas agremiações e grande parte da imprensa alagoana, o prefeito de União dos Palmares Dr. Areski Freitas que também foi um dos responsáveis pelo sucesso da equipe da Terra de Jorge de Lima na maratona, ao ouvir do procurador Dr. Alberto Jorge do TJD o depoimento que já havia participado algumas vezes de processos na Justiça comum em que houve “arrumação”, não se conteve e pediu ao advogado de defesa da agremiação de União dos Palmares Dr. Darniz Fireman a suspeição do auditor no processo.

 

Ouro fato que foi notado foi que durante todo o julgamento, o Presidente da Comissão Rogério Melo Teixeira fez questão de informar aos presentes a presença do BOPE “para conter possíveis ânimos exaltados” o que deu a entender que os auditores já haviam formalizado o julgamento previamente, e que uma das partes (a que fosse prejudicada) poderia se manifestar de forma agressiva ou violenta. No termino dos trabalhados da noite, após o acordo que adiou o julgamento, no lado externo da FAF um Fiat Uno com dois policiais do BPTRAn foram registrados pela imprensa.

 

Todo este processo foi iniciado quando da aprovação pelo Conselho Arbitral da FAF cujo representante do União Futebol Clube foi o técnico Marinaldo Lima confesse total ignorante da legislação esportiva que rege regras para as competições, oportunidade em que foi aprovado “que para os dois jogos finais, haveria um sorteio para se saber onde seria a finalissima”, cuja regra feriu frontalmente todos os preceitos dos certamos em nível de Brasil que já pela repetividade criou uma jurisprudência: o primeiro colocado joga em seus domínios. No presente caso, o União Futebol Clube terminou com dezoito pontos e o Santa Rita com apenas 13.

 

 No primeiro jogo o União ganhou do Santa Rita em União dos Palmares por um a zero; na segunda partida no estádio de Boca da Mata, o placar se inverteu. Muitos fatores passaram despercebidos para a final, a começar pela escalação de um arbitro que recentemente validou em uma partida pelo campeonato nacional um gol de mão, o que lhe valeu um escândalo em nível nacional e um julgamento, que na partida em questão realizada em Boca da Mata, distribuiu nove cartões amarelos e expulsou um jogador do Santa Rita e quatro do União, até que o goleiro do time visitante que se machucou logo no inicio da partida aos 35 minutos do segundo tempo, segundo consta, não suportou permanecer no jogo o que ensejou seu encerramento.

 

O Presidente do União F.C. empresário Sebastião de Jesus além de representantes do Santa Rita estiveram presentes.

 

                               Veja alguns momentos do julgamento:

 

                         http://www.youtube.com/watch?v=-aLIBhHVl_Q

 


 

Galeria




Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 41
Notícias Agora
Google News