28/01/2022 13:32:28

Acidente
30/11/2021 08:00:00

Destaques desta terça-feira, 30 de novembro


Destaques desta terça-feira, 30 de novembro

'Orçamento secreto': projeto que dá mais transparência à emenda de relator é aprovado no Congresso

Nesta segunda-feira (29), os deputados federais aprovaram o Projeto de Resolução do Congresso Nacional (PRN) que cria regras para execução de relator oriundas do chamado "orçamento secreto". O texto também propõe a adoção de um limite de valor para essas emendas. 268 deputados votaram a favor e 31 contra o PRN. No Senado o texto passou com 34 votos contra 32, e agora segue para promulgação. Atualmente, o valor dessas emendas não é limitado e não é possível determinar o parlamentar que solicitou os gastos. Com a nova proposta, as indicações serão divulgadas no site da Comissão Mista de Orçamento. O texto que passou pela Câmara determina um teto para as emendas de relator equivalente à soma das emendas individuais e de bancada. Isso vai representar R$ 16,2 bilhões no ano que vem, valor próximo ao deste ano: R$ 16,8 bilhões. Há críticas ao projeto por parte dos parlamentares da oposição, que acreditam que o projeto não trará maior transparência na prática.

COVID-19: 2º caso de possível infecção pela Ômicron é investigado no Brasil; cidades cancelam Réveillon 2022

Belo Horizonte está investigando um caso de infecção de uma mulher recém-chegada da África, de acordo com O Globo. A mulher de 33 anos, que chegou do Congo, foi internada ontem (29) com teste positivo para a COVID-19 e está em isolamento no Hospital Eduardo de Menezes. A paciente teria desembarcado em São Paulo em 20 de novembro e no mesmo dia chegou à capital de Minas Gerais. As autoridades de saúde mineiras tentam verificar se a mulher, que negou ter sido vacinada contra o coronavírus, foi infectada com a cepa Ômicron. Esse é o segundo caso suspeito da nova variante: o primeiro é de um viajante da África do Sul. Ante notícias preocupantes sobre a disseminação da Ômicron no mundo, várias cidades brasileiras anunciaram cancelamento de festas, eventos ou shows do Réveillon 2022 como precaução. Entre elas estão Belo Horizonte, Salvador, Florianópolis, Fortaleza, São Luís, João Pessoa e Palmas. Entretanto, o Brasil confirmou mais 114 mortes e 4.293 casos de COVID-19, totalizando 614.428 óbitos e 22.083.034 diagnósticos da doença, informou o consórcio entre secretarias estaduais de saúde e veículos de imprensa.
Bandeira da África do Sul e nome da nova variante Ômicron do SARS-CoV-2, ilustração feita em 27 de novembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 30.11.2021
Bandeira da África do Sul e nome da nova variante Ômicron do SARS-CoV-2, ilustração feita em 27 de novembro de 2021

Barbados vira república removendo poder da rainha britânica

Hoje (30), a governadora-geral de Barbados, Sandra Mason, foi empossada como primeira presidente do país, marcando um passo crucial para a ilha se tornar uma república e remover a monarca britânica como chefe de Estado. O evento também coincidiu com o 55º aniversário da independência do país do Reino Unido. Porém, Barbados tem intenção de permanecer parte da Comunidade das Nações. A cerimônia da posse contou com a presença do príncipe Charles, o herdeiro da coroa britânica. A decisão de retirar a rainha Elizabeth II do cargo de seu chefe de Estado é controversa e pode ser seguida por outras ilhas do Caribe vizinhas ainda sob a monarquia constitucional. "Barbados atingiu o estágio de maturidade em sua evolução política onde o que deveria ser parte e parcela do movimento para a independência não o foi por motivos pragmáticos", contou à Sputnik Cynthia Barrow-Giles, professora da Universidade das Índias Ocidentais. Ela explicou que o passo vai significar que, pela primeira vez em sua história independente, Barbados vai ter um chefe de Estado nomeado internamente, em vez de um chefe de Estado estrangeiro. "Essa é a ironia de ser independente no Caribe, então o absurdo será terminado", ressaltou a analista política.
Cerimônia de posse da primeira presidente de Barbados Sandra Mason, Bridgetown, Barbados, 30 de novembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 30.11.2021
Cerimônia de posse da primeira presidente de Barbados Sandra Mason, Bridgetown, Barbados, 30 de novembro de 2021

Chefe da dissidência das FARC pede 'paz completa' com todos os grupos armados da Colômbia

Iván Márquez, chefe da dissidência da extinta guerrilha Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), afirmou nesta segunda-feira (29) em entrevista que a Colômbia necessita uma "paz completa" que inclua o grupo que lidera, a guerrilha ativa do Exército de Liberação Nacional (ELN) e os antigos paramilitares. "Queremos um governo que aposte tudo na paz completa. Que retome as conversações com o ELN, que abra um capítulo de diálogos com todas as insurgências e que fale também com as organizações sucessoras do paramilitarismo", afirmou Márquez em declarações à emissora Noticentro 1 CMI. O líder da dissidência denominada Segunda Marquetalia, que além disso foi negociador nos diálogos que levaram à assinatura do acordo de paz entre o governo e a FARC em 2016, disse que tinha sido "uma honra ter participado em tão sublime tentativa". A estrutura liderada por Márquez atua principalmente na fronteira com a Venezuela. Esse grupo armado ilegal enfrenta também a dissidência de outro antigo líder das FARC, Gentil Duarte.
Iván Márquez, chefe da dissidência da extinta guerrilha FARC - Sputnik Brasil, 1920, 30.11.2021
 
Iván Márquez, chefe da dissidência da extinta guerrilha FARC

Senado dos EUA não consegue avançar orçamento militar após senadores pedirem mais sanções contra Rússia

O Senado americano falhou em terminar os debates da versão atualizada do projeto de lei do orçamento de defesa 2022. A votação do Senado ontem (29) terminou com 45 votos contra 51. Cinco democratas, incluindo o líder da maioria no Senado Chuck Schumer e o senador independente Bernie Sanders, se juntaram aos republicanos para votarem contra as emendas no projeto de gastos militares. O líder da minoria do Senado Mitch McConnell e o membro do Comitê dos Serviços Armados do Senado Jim Inhofe votaram contra a aprovação do projeto a fim de dar aos senadores mais tempo para tentar incluir mais emendas. McConnell disse em notas recentes no Senado que a câmara alta deve discutir as atividades militares da Rússia na fronteira com a Ucrânia e considerar medidas contra o gasoduto russo Nord Stream 2 (Corrente do Norte 2). De acordo com mídia americana, o presidente Joe Biden insta os democratas no Senado a rejeitarem novas sanções no orçamento de defesa que visam o Nord Stream 2, em uma tentativa de evitar isolar a Alemanha.
Líder da maioria no Senado Chuck Schumer no Capitólio, Washington, 16 de novembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 30.11.2021
Líder da maioria no Senado Chuck Schumer no Capitólio, Washington, 16 de novembro de 2021

Reitor da Unisinos recusa condecoração do governo federal

Nesta segunda-feira (29), o padre Marcelo Fernandes de Aquino, reitor da Unisinos, em São Leopoldo, recusou a condecoração do Ministério das Relações Exteriores, informa o portal G1. O reitor foi condecorado com a comenda de Cavaleiro da Ordem de Rio Branco pelo Itamaraty, segundo publicação no Diário Oficial da União na sexta-feira (26), que destaca Aquino como sacerdote católico e membro da congregação Companhia de Jesus. Em carta ao ministério, ele justificou sua recusa "em virtude da atual incapacidade do Governo Federal de dar rumo correto para as políticas públicas para as áreas da Educação, Saúde, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia". Ainda assim, o reitor reconheceu tanto a legitimidade como a importância da insígnia, dizendo ficar "muito honrado" em ser lembrado pelo Itamaraty e pelo Conselho da Ordem de Rio Branco.
 
br.sputniknews.com