18/04/2024 19:33:45

Economia
24/11/2021 20:00:00

Petrobras não é a única responsável pelo aumento dos combustíveis, diz Silva e Luna

Em sessão no Senado, presidente da estatal afirma que reajustes são reflexos de uma série de fatores e critica a criação de um imposto sobre a exportação do petróleo para estabilizar os preços


Petrobras não é a única responsável pelo aumento dos combustíveis, diz Silva e Luna

O presidente da PetrobrasJoaquim Silva e Luna, afirmou nesta terça-feira, 23, que a estatal não é a única responsável pelo encarecimento dos combustíveis no país e criticou a criação de um imposto sobre a exportação de petróleo para equalizar os preços. O responsável pela Petrobras participou de uma audiência na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado para esclarecer os sequentes reajustes nos combustíveis.

Silva e Luna observou que 1997 a empresa não detém mais o monopólio da atividade petrolífera e justificou uma série de fatores para a variação dos preços nas bombas. “A afirmação de que a Petrobras é um monopólio não está correta. Ela compete livremente com outros atores do mercado”, disse. “A pandemia e o combate a ela nos colocaram em uma posição diferenciada. Tivemos como consequência um choque de demanda elevado, com uma oferta inferior à demanda. Como consequência, uma escalada muito grande do preço das commodities, uma crise hídrica e a desvalorização do real em relação ao dólar.”

Aos senadores, Silva e Luna criticou a proposta de criação de uma taxa em cima da exportação de petróleo cru como meio de financiar um fundo para conter a variação dos combustíveis. O presidente da estatal afirmou que a medida poderia gerar insegurança jurídica e afastar os investidores do país. “Eventual taxa para a exportação de óleo pode trazer prejuízos para o mercado”, afirmou durante a sessão.

O presidente da estatal afirmou que a Petrobras chegou a ficar, sob sua gestão, 92 dias sem reajustar o valor do gás de cozinha, 85 sem reajustar o diesel e 56 sem alterar o preço da gasolina. Em resposta, o senador Omar Aziz (PSB-AM) chamou de “brincadeira” o argumento de Silva e Luna. “O salário do trabalhador brasileiro não é alterado a cada 90 dias, como o combustível é hoje quase diariamente. É uma brincadeira achar que se está fazendo um grande favor aos brasileiros”, afirmou.

JP



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 27
Notícias Agora
Google News