28/03/2024 21:56:30

Geral
24/11/2021 13:00:00

INSS fará mutirões em agências de AL que não têm Perícia Médica

Objetivo é dar oportunidade aos segurados que ainda não fizeram ou agendaram a perícia de revisão, para que não percam o benefício


INSS fará mutirões em agências de AL que não têm Perícia Médica

O INSS vai realizar, no início de dezembro, mutirões de Perícia Médica nas Agências da Previdência Social situadas nos municípios de Santana do Ipanema, Girau do Ponciano e Palmeiras dos Índios, no interior de Alagoas. A ação tem o objetivo de facilitar a realização da perícia de revisão do Benefício por Incapacidade (PRBI) e pretende atender 450 segurados que precisam fazer a revisão para não perderem o benefício.

Na Agência de Santana do Ipanema, o mutirão acontece no dia 8 de dezembro. No dia nove, ele será realizado na Agência de Girau do Ponciano e, no dia 10, na Agência de Palmeira dos Índios.

Essas ações estão sendo coordenadas pela Superintendência Regional do INSS no Nordeste e, além de Alagoas, cidades em Sergipe, Rio Grande do Norte e Maranhão também terão ações nesse sentido. Os segurados estão sendo convocados via ligação telefônica da Central 135. A perícia é determinada por lei e necessária para evitar que os segurados percam o benefício.

É preciso ficar atento caso o cidadão resida em uma dessas localidades e possua benefício por incapacidade temporária mantido sem perícia por período superior a seis meses, e que não possuam data do fim do benefício estipulada ou indicação de reabilitação profissional através do PRBI - Programa de Revisão dos Benefícios por Incapacidade. A ação é resultado da parceria entre o INSS e a Perícia Médica Federal (Ministério do Trabalho e Previdência).

A lista com os nomes dos segurados que precisam agendar a perícia de revisão pode ser verificada na porta das agências dos três municípios, bem como no sindicato rural de cada cidade. Na data agendada para a realização da perícia, deverão ser apresentados os documentos pessoais, além de toda a documentação médica que o segurado disponha, tais como laudos com CID, atestados, receitas e exames recentes. Os segurados que ainda não agendaram poderão ter seu benefício suspenso.

Se não receber a ligação do INSS, mas estiver na lista de segurados que precisam fazer a revisão, basta agendar perícia médica pelo telefone 135, por meio do qual vai ser possível também confirmar a necessidade de realização do agendamento. A Central 135 funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. No mês de julho, cerca de 173 mil beneficiários foram convocados através de cartas para o endereço que consta no cadastro do segurado.

Em setembro, o INSS convocou em todo o país, pelo Diário Oficial da União, 95 mil segurados remanescentes que ainda não haviam agendado a perícia. Atualmente, cerca de 85 mil pessoas ainda não agendaram o procedimento.

Gazetaweb



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 94
Notícias Agora
Google News