20/04/2024 06:07:02

Acidente
22/11/2021 06:00:00

Ataque a tiros deixa 1 morto e 4 feridos na Cidade Velha de Jerusalém

Polícia matou atirador palestino perto da entrada da Esplanada das Mesquitas, santuário conhecido pelos judeus como Monte do Templo e pelos muçulmanos como Nobre Santuário.


Ataque a tiros deixa 1 morto e 4 feridos na Cidade Velha de Jerusalém

Um israelense morreu e quatro ficaram feridos em um ataque a tiros perto da entrada da Esplanada das Mesquitas, na Cidade Velha de Jerusalém, neste domingo (21).

A vítima é um homem de 30 anos e, entre os feridos, estão dois policiais. O agressor, um palestino de 42 anos que morava em Jerusalém Oriental, foi morto pela polícia.

A Esplanada das Mesquitas é um santuário conhecido pelos judeus como Monte do Templo e pelos muçulmanos como Nobre Santuário. Em sua parede externa fica o Muro das Lamentações

A Esplanada das Mesquitas ocupa 14 hectares na parte elevada da Cidade Velha de Jerusalém, na parte oriental da cidade, no setor palestino que foi ocupado e anexado por Israel.

Israel capturou Jerusalém Oriental, incluindo a Cidade Velha e seus locais sagrados cristãos, muçulmanos e judeus, junto com a Cisjordânia e a Faixa de Gaza, na guerra de 1967.

A maioria da comunidade internacional não reconhece a anexação de Jerusalém Oriental, que é reivindicada pelos árabes como a futura capital da Palestina.

Nobre Santuário

O local é chamado pelos muçulmanos de Al-Haram al-Sharif (Nobre Santuário) e abriga o Domo da Rocha e a mesquita Al-Aqsa (A Distante).

Segundo a tradição muçulmana, Maomé visitou a mesquita Al-Aqsa e o Domo da Rocha se eleva acima do lugar onde o profeta teria ascendido ao céu.

A esplanada é o terceiro local mais sagrado do Islã, depois da Grande Mesquita de Meca e da Mesquita do Profeta de Medina, na Arábia Saudita.
Pessoas seguram bandeiras do Hamas em 7 de maio de 2021 em frente ao Domo da Rocha, na Esplanada das Mesquitas, na Cidade Velha de Jerusalém — Foto: Ammar Awad/Reuters

Pessoas seguram bandeiras do Hamas em 7 de maio de 2021 em frente ao Domo da Rocha, na Esplanada das Mesquitas, na Cidade Velha de Jerusalém — Foto: Ammar Awad/Reuters

Monte do Templo

A maioria dos fieis não entra no local porque o rabinato proíbe o acesso, com medo de que pisem e profanem o lugar sagrado.

G1



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 33
Notícias Agora
Google News