29/03/2024 12:50:25

Acidente
19/11/2021 04:00:00

PF prende suspeitos e destrói máquinas em operação contra garimpo ilegal em áreas de torres de transmissão no Pará

Extração de ouro e manganês podia derrubar estruturas e causar desbastecimento no país


PF prende suspeitos e destrói máquinas em operação contra garimpo ilegal em áreas de torres de transmissão no Pará

A operação Guaraci, deflagrada para combater mineração ilegal na área da linha de transmissão de energia elétrica vinda da Usina Belo Monte no Pará, apreendeu maquinários e prendeu em flagrante suspeitos que estavam nas áreas de extração irregular de ouro e manganês.

O material apreendido, que inclui retroescavadeiras, motores e esteiras, foi destruído nos locais da apreensão. A Polícia Federal explodiu um dos motores usados na mineração (veja a foto abaixo).

Explosão de uma das máquinas flagradas em garimpo ilegal no Pará  — Foto: Polícia Federal/Reprodução
Explosão de uma das máquinas flagradas em garimpo ilegal no Pará — Foto: Polícia Federal/Reprodução

“Na ação integrada, foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão nos locais de degradação ambiental, foram realizadas prisões em flagrante delito, apreensões de minério e inutilização de equipamentos utilizados como instrumentos de crime”, afirmou a delegada Adriele Maiorka, chefe do departamento da PF em Marabá , sudeste do Pará.

A quantidade exata de material apreendido e como cada um foi inutilizado, assim como quantos presos e a identidade deles não foi informado pela PF.

Garimpo na base das torres de transmissão

 

 

Extração ilegal de outo e manganês funcionava próximo a base de torres de transmissão da Belo Monte.  — Foto: Polícia Federal/Divulgação
Extração ilegal de outo e manganês funcionava próximo a base de torres de transmissão da Belo Monte. — Foto: Polícia Federal/Divulgação

Segundo a Polícia Federal, a atividade irregular ameaçava o fornecimento de energia no país, pois usava a área de segurança das torres de transmissão, cerca de 50 metros em volta de cada estrutura, como local de mineração. Isso colava a segurança das torres e de roda rede em risco.

“A atividade garimpeira era tão acentuada na base das torres que estava para comprometer a segurança e estabilidade, podendo causar, inclusive, a queda dessas estruturas e o desabastecimento energético em nível nacional, atingindo milhões de brasileiro”, disse a delegada .

 

Essa extração ilegal ocorre sob a Linha de Transmissão Xingu/Estreito, que além do Pará, passa também por Tocantins, Goiás e Minas Gerais. Não foi informada a área total atingida, quantos garimpos localizados nem há quanto tempo funcionavam.

Máquinas apreendidas durante operação contra mineração ilegal no Pará  — Foto: Polícia Federal/Divulgação
Máquinas apreendidas durante operação contra mineração ilegal no Pará — Foto: Polícia Federal/Divulgação

Mais de 30 viaturas e três helicópteros são usados para chegar aos locais na ação que envolve ao menos 120 agentes federais da PF, Agência Nacional de Mineração (ANM), Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) Força Nacional, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Conselho Nacional da Amazônia Legal .

A investigação segue em andamento. Os envolvidos podem pegar de seis a um ano de prisão e pagar multa por extração ilegal, descumprimento da legislação ambiental e crimes contra ordem econômica.

Ainda conforme a PF, a Operação Guaraci é e alusão ao “deus do sol na mitologia tupi-guarani, sendo a entidade responsável por trazer a iluminação e o calor até os mortais”.

agoranoticiasbrasil.com.br/



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News