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Saúde
17/11/2021 12:00:00

Saiba como a valeriana ajuda a controlar ansiedade e aprenda a usá-la

Planta medicinal com propriedades sedativas e calmantes pode diminuir o estresse e a insônia, além de aliviar a tensão em momentos difíceis


Saiba como a valeriana ajuda a controlar ansiedade e aprenda a usá-la

A valeriana é uma planta medicinal da espécie Valeriana officinalis, também conhecida como valeriana-das-boticas ou valeriana selvagem, rica em ácidos valerênico e isovalérico com propriedades calmantes, sedativas e relaxantes, sendo muito utilizada para tratar vários problemas de saúde, especialmente insônia, ansiedade e estresse.

A parte mais utilizada da planta é a raiz, que pode ser usada na forma de chá ou em cápsulas. O chá de valeriana é uma excelente opção natural para tratar ansiedade, especialmente nos casos mais leves ou moderados, já que é sedativa e calmante, ajudando a evitar o estresse.

Além disso, a bebida também pode ser utilizada para facilitar o sono e aliviar a tensão física e mental de um dia de trabalho cansativo. Para isso, o ideal é que o chá seja tomado até 30 minutos antes de dormir, pois pode causar ligeira agitação antes de iniciar seu efeito relaxante.

A valeriana não deve ser ingerida por grávidas, nem crianças com menos de 3 anos. Também não se deve exceder o consumo de 2 xícaras de chá por dia, pois pode provocar o efeito contrário, causando agitação e insônia.

A planta medicinal deve ser usada sempre com orientação de um médico ou outro profissional de saúde que tenha experiência com o uso de plantas medicinais, já que quando consumida em excesso pode causar dor de cabeça, dor de estômago e até irritabilidade.

Aprenda a fazer o chá de valeriana para ajudar a controlar a ansiedade:

Ingredientes

  • 10 g de raiz de valeriana;
  • 500 ml de água.

Modo de preparo

Colocar os ingredientes em uma panela e deixar ferver durante 10 minutos. Deixar repousar por 5 minutos, coar e beber 2 xícaras por dia. No caso de insônia, o chá deve ser ingerido até 30 minutos antes de dormir.

Embora o mecanismo de ação desta planta não seja totalmente conhecido, muitos estudos indicam que a valeriana causa um aumento dos níveis de GABA no organismo. O neurotransmissor ajuda a regular o sistema nervoso, acalmando e combatendo a ansiedade. Dessa forma, a valeriana pode ter um efeito semelhante ao de alguns medicamentos usados para tratar casos de ansiedade.

Outras bebidas para ansiedade

Assim como a valeriana, alguns alimentos e ervas possuem propriedades calmantes e podem ser consumidos para controlar a ansiedade:

  1. Chá de camomila com erva-cidreira: a erva-cidreira é capaz de relaxar e acalmar o sistema nervoso central, aliviando os sinais e sintomas da ansiedade;
  2. Chá de erva-de-são-joão: assim como a erva-cidreira e a valeriana, é capaz de agir no sistema nervoso, promovendo o relaxamento;
  3. Suco de maracujá: possui ação sedativa, refrescante, analgésica e calmante, sendo uma ótima opção para combater a ansiedade.

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