19/04/2024 11:21:46

06/11/2009 00:00:00

Polícia


Polícia

com alagoas24horas // cláudia galvão

O ex-cabo da Polícia Militar de Alagoas, Everaldo Pereira dos Santos, acusado de participar dos assassinatos do delegado Ricardo Lessa e do seu motorista, Antenor Carlota da Silva, crimes ocorridos em 1991, deverá ser levado a júri neste sábado, dia 7. O julgamento está previsto para ter início às 8h.

Figuram como réus no processo o ex-tenente-coronel Manoel Francisco Cavalcante, Valdomiro dos Santos Barros, Valmir dos Santos, Everaldo Pereira dos Santos, José Carlos de Oliveira, José Luiz da Silva Filho, Aderildo Mariz Ferreira, Cicero Felizardo dos Santos, Edgar Romero de Morais Barros. Contra Everaldo consta, inclusive, um mandado de prisão em aberto datado de 21 de julho de 2008, expedido pelo juiz Geraldo Cavalcante Amorim.

O paradeiro de Everaldo Pereira se tornou público durante o sequestro e assassinato da jovem Eloá Pimentel, em outubro do ano passado, quando a jovem – que é filha de Everaldo – foi mantida no apartamento da família pelo ex-namorando Lindenberg Alves – e morta após a invasão da Polícia Militar. O caso, que durou mais 100 horas, mobilizou a imprensa nacional e revelou o esconderijo de Everaldo Pereira, que em São Paulo usava a identidade de Aldo José da Silva.

Durante o sequestro, Everaldo teria sofrido um mal súbito e foi encaminhado para um hospital local e desde então encontra-se foragido. Apesar da condição de fugitivo da Justiça, Everaldo Pereira constituiu advogado e será julgado amanhã.

A expectativa de Tribunal de Justiça de Alagoas é de que até dezembro, cerca de 180 processos sejam julgados. Neste sábado, o mutirão acontecerá na Faculdade de Direito de Maceió (Fadima) do Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac). Na ocasião, serão julgados os processos das 7ª e 9ª Varas Criminais da Capital – Tribunal do Júri, relativos à Meta 2 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que visa solucionar os processos distribuídos até dezembro de 2005 em todas as unidades judiciárias do país.

Em cada uma das 30 salas disponibilizadas funcionarão dois Júris por magistrado, nos horários com início às 8h e às 13 horas. Inicialmente, serão julgados 60 processos distribuídos igualmente para as 7ª e 9ª Varas Criminais da Capital. Com 180 processos pautados, o Mutirão do Júri prossegue nos dias 21 de novembro e 12 de dezembro.

Até o dia 18 de dezembro deste ano, o Poder Judiciário alagoano realizará um mutirão por semana. Além dos processos relativos ao Tribunal do Júri, acontecerão ainda nos dias 13, 20 e 27 de novembro, 04, 11 e 18 de dezembro o julgamento dos processos das demais Varas Criminais da Capital. No total, estão previstas 1.450 audiências.

Fonte: Com Ascom TJ



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 30
Notícias Agora
Google News